Agosto Lilás: Centro de Referência da Mulher dá início a série de palestras sobre a Lei Maria da Penha

A ação vai percorrer os CRAS levando orientações sobre a violência doméstica

Neste mês de agosto, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), realiza uma série de palestras e eventos para comemorar os 17 anos da Lei Maria da Penha. A gestão municipal que desde, (30/06), inaugurou o Centro de Referência da Mulher (CRAM), no bairro São Jorge, resolveu levar as informações de forma descentralizada para os Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O Alecrim foi o bairro escolhido para dar início ao debate itinerante desta terça-feira, (8).

Segundo a Secretária da Pasta, Ana Paula Alves, a descentralização das informações através das palestras nos equipamentos vai fazer com que as mulheres tenham acesso mais rápido e uma compreensão maior de seus direitos. “Com as palestras por equipamento, o debate sobre o tema é mais direcionado aos casos concretos. Estamos levando os profissionais do CRAM nos territórios para disseminar para a população que violência contra mulher é crime!”, disse a gestora.

Para a dona de casa, Monique Santos, a lei é muito importante, mas é preciso ter maior vigilância, apoio e acolhimento. “Nós somos muito guerreiras, mas precisamos de mais acolhimento público. A lei é boa, está no caminho, mas, precisa acelerar para salvar quem passa por essa situação”, disse a moradora do Alecrim.

A palestra ministrada pela advogada do CRAM, Cyntia Freitas, contou com a participação de quatro homens, que debateram o tema. O morador, Sr. Ozeir Francisco, acompanhou o discurso e pelo panfleto que recebeu realizou suas observações sobre a efetividade da lei. Pouco atrás dele, o morador Rafael Plácido, declarou que é preciso respeito mútuo para que os casais vivam bem. “Fico feliz em ouvir esses relatos masculinos, porque fazem parte de uma parcela da sociedade que nos ajuda na proteção das mulheres”, disse a palestrante.

O CRAM fica na Avenida Vereador Francisco Costa Filho, s/nº – Bairro São Jorge, em Engenheiro Pedreira (ao lado da Academia do Idoso) e oferece atendimento jurídico, social, psicológico, além de diversos outros atendimentos e cursos.

CRAS Alecrim: “A Casa das Famílias”

Para a assistente social, Rosângela Aguiar, o Cras é a ‘Casa das Famílias’. “Aqui eles são acolhidos em suas vulnerabilidades e apresentados aos serviços de convivência em todas as faixas etárias. Ocorrem as oficinas, a apresentação dos direitos, inclusive as datas comemorativas. Levamos conhecimento aos usuários, por isso trazer o CRAM até aqui é trazer as informações para a casa deles, um espaço de acolhimento, cuidado e empoderamento”, relata a profissional que fez a abertura do evento.

Bem atenta a palestra, Luana Souza, conclui que a violência são degraus de uma escada que nenhuma mulher quer usar. “A gente precisa resistir”, finalizou ao aplaudir a palestra.

“O Cras é a ‘Casa das Famílias. O CRAM estar aqui é trazer a informação para a casa deles”, Rosângela Aguiar, assistente social do Cras Alecrim

Lei Maria da Penha

Criada em, (7), de agosto, a Lei nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, completa 17 anos. Regulamentada com o objetivo de proteger a mulher da violência doméstica e familiar, a norma legal recebeu esse nome devido à luta da farmacêutica, Maria da Penha Maia Fernandes, por reparação e justiça. Em 1983 ela foi brutalmente agredida pelo marido, o professor universitário, Marco Antônio Heredia Viveros.

Desde então, uma longa busca para que a justiça acontecesse e hoje as mulheres brasileiras pudessem ser amparadas, protegidas e libertas dos ciclos de violência.  O Congresso Nacional aprovou por unanimidade, em 2006, a Lei Maria da Penha, considerada pela ONU como a terceira melhor lei contra violência doméstica do mundo.

Fotos: Lucas Alexandre