Japeri implanta a primeira Comissão de Ética de Enfermagem Institucional

A ação é regulamentada pelo Coren-RJ e os membros serão escolhidos pela própria categoria por voto direto em urna itinerante

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início a implantação da primeira Comissão de Ética de Enfermagem Institucional (CEEI) da cidade. O objetivo é assegurar a conduta ética dos profissionais de enfermagem atuantes na rede municipal de saúde, além de combater o exercício ilegal da profissão, através da promoção, discussão, orientação e divulgação de temas educativos relacionados à ética da categoria. A ação é regulamentada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ).

A escolha dos membros da comissão se dará por pleito eleitoral no período de (7 a 14/8), com uma urna itinerante que irá percorrer as unidades de saúde do município, permanecendo dois dias em cada local para participação de todos os profissionais.  A comissão de ética será formada por seis enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem, eleitos por suas categorias para um mandato de três anos.

Segundo a enfermeira, Deusineth de Oliveira, membro da comissão eleitoral, a implantação da CEEI teve início por iniciativa da Semus para o fortalecimento e participação do profissional de enfermagem como agente transformador das políticas públicas de saúde na cidade. “Essa comissão vai assessorar as coordenações e orientar os membros da equipe, usuários e familiares dos serviços quanto às questões éticas, proporcionando uma maior qualidade no serviço prestado à população”, disse ela que faz parte da organização da eleição junto com a enfermeira, Janaina Borges e as técnicas, Karine Rocha e Eliane Maria da Costa.

A primeira Comissão de Ética de Enfermagem Institucional do Coren-RJ, foi implantada em 2010 no Hospital Pró-Cardíaco, na zona Sul, do Rio de Janeiro. Desde então, já foram criadas pela instituição mais de 100 comissões de ética em todo o Estado. Em Japeri, estão concorrendo 17 profissionais, sendo sete enfermeiras e dez técnicas de enfermagem. A apuração será no dia, (14), e a posse dos membros eleitos será em, (01/09).

Orientações sobre as eleições

A Comissão de Ética de Enfermagem Institucional do Coren-RJ, em Japeri, será escolhida por pleito eleitoral e sua composição é paritária, com seis profissionais enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. Os cargos de presidente e vice são destinados aos enfermeiros com maior votação. Os técnicos de enfermagem mais votados ocupam os cargos de primeiro e segundo secretário.

Em caso de empate, vence quem possuir o registro mais antigo no Coren-RJ e cada categoria só pode votar uma vez e no seu par. Enfermeiro vota em enfermeiro e, técnico em técnico. Como a cidade possui a categoria auxiliar de enfermagem, estes votarão na modalidade técnico de enfermagem.

Relação de candidatos

Categoria enfermeiro:  Alessandra Oliveira de Souza, Hélen Santos, Joyce Von Held Verissímo da Silva, Nilzete Gomes Evangelista, Rozana de Oliveira Roza Souza, Solange Ramos de Oliveira, Vanessa Rocha Barros Faria.

Categoria técnico de enfermagem: Claudia Aparecida de Jesus dos Santos, Djanira Moraes dos Santos Corrêa, Ivanisa Braga de Oliveira, Jessica Moura do Nascimento Lima, Márcia Ferreira da Conceição,  Rafaella da Silva de Oliveira, Raquel Sabino de Souza Gomes, Shirlei Lima de Oliveira, Suelen Mesquita de Carvalho, Tuany Carla da Silva Morais.