Japeri promove Conferência Municipal de Agropecuária

A Prefeitura de Japeri realizou nesta sexta-feira (28), na Fazenda Normandia, a primeira etapa da Conferência Municipal de Agropecuária 2023, que irá até 30 de setembro. O evento é uma oportunidade de aproximação entre o poder público e os profissionais do campo.

De acordo com os organizadores, a conferência tem o objetivo de ajudar os produtores nas suas demandas e criar condições para que o homem do campo consiga fortalecer sua produtividade.

Idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca , a atividade contou com a presença do vice – prefeito da cidade, Carlos Januário, que falou do trabalho da Pasta. “Esta conferência é extremamente importante, pois valoriza o agricultor e é uma oportunidade única de debates que reúne importantes instituições. Juntas unem forças para ajudar este pessoal que tanto precisa “, disse.

Já o titular da Secretaria de Agricultura e Pesca, José Maurício, aponta que o encontro é uma oportunidade para os agricultores tirarem dúvidas sobre diversos assuntos. “A partir deste momento iremos debater diversos temas que são de interesses de todos os agricultores. Como crédito rural, aposentadoria, entre outros. Aqui vamos nos reunir para ouvir, discutir , buscar soluções nas principais demandas apresentadas e ajudar esses profissionais. O evento foi feito para isto “, ressaltou.

O agrônomo , Matheus Villa, que faz parte do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), garantiu que esses encontros estreitam as relações. “ É um prazer participar deste seminário e ver tantos agricultores presentes que colaboram com a economia da cidade”, completou.

O chefe de divisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Rio de Janeiro, Roberto Ponciano, participou da reunião e se colocou a disposição de todos. “Agradeço a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, por ter esta preocupação com o pequeno agricultor. Estamos de portas abertas, não só para a Prefeitura, mas para todos os produtores rurais “, falou.

Participação de agricultores

O encontro contou com a presença de agricultores rurais da cidade, dos presidentes das associações de produtores rurais da Ponte Preta, Clausson Vieira e da Pedra Lisa , Joel Pejada. As professoras da Universidade Rural do Estado do Rio de Janeiro , Edite Morais da Costa e Lúcia Helena Pereira da Silva também prestigiaram o evento.

Josimere Soares de Souza Caires, produtora rural há pelo menos 22 anos, conta que ficou maravilhada com a iniciativa da Prefeitura. “Esse seminário vai abrir muitas portas para pessoas que às vezes não sabem como adquirir um crédito rural. Como agricultora, acredito que o município tem muito a ganhar com essas iniciativas de apoio ao nosso trabalho”, contou a moradora do bairro Pedra Lisa.

Os membros da Associação do Assentamento Rural da Pedra Lisa, o supervisor regional do EMATER Rio, Carlos Pedro Félix, a representante da deputada Marina do MST , Generosa de Oliveira, a diretora do Instituto de Pesquisa e Preservação do Patrimônio Material Imaterial Matadouro Público Santa Cruz Rio Janeiro RJ , Ana Beatriz Prado e integrantes do Conselho Municipal de Turismo estiveram na cerimônia.

O evento , que envolve a agricultura familiar, acontece sempre a partir das 14h, na Fazenda Normandia, localizado na Estrada da Jaqueira, Lote 15, no bairro Santa Inês.