Prefeitura realiza curso de agente ambiental em Japeri

Formação chegou na cidade por meio de parceria com o Inea

A cidade de Japeri recebeu, nesta quinta-feira (06), pela primeira vez o Curso de Agentes Multiplicadores do Meio Ambiente. A formação é promovida pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Serão três encontros, sendo os próximos nos dias 10 e 12, nos turnos manhã e tarde

A capacitação aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê e visa formar educadores ambientais para que se tornem multiplicadores de boas práticas ambientais e incentivem a população, desta forma contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no município.

As aulas são ministradas pela Bióloga e pós graduada em gestão ambiental, Raquel de Almeida Chagas Oliveira, que falou da importância de formar multiplicadores de educação ambiental. ” O curso é voltado para crianças, jovens e adultos, onde os alunos vão sair com uma formação de agentes ambientais. Vai ser de grande valor, já que eles vão multiplicar conhecimento “, explicou.

Enchentes, aumento da temperatura, aquecimento global, impactos na produção de alimentos, secas, elevação do nível do mar, foram temas de educação ambiental relacionados à mudança climática abordados neste primeiro dia. No próximo encontro, os estudantes vão realizar  atividade prática de horta suspensa com técnicas de cuidado e colheita.

Certificado

Ao final das aulas, todos os agentes ganharão certificado. Os interessados em participar das atividades podem se inscrever por meio do endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/1_UB2SawaSnyIooXEDYEL8rnJ5oD38CAPC5On6uoMnws/viewform?ts=64a46fbc&edit_requested=true

Para o aluno Breno Feijó do Nascimento, de 17 anos, o curso é uma ferramenta de grande importância para os moradores. “Ele terá uma grande importância, já que é destinado ao público em geral e todos terão acesso. Com ele vamos nos capacitar e nos conscientizar sobre os temas relacionados ao meio ambiente”, disse o jovem morador da Vila Planetária.

Já Ruan Madeira da Silva Cruz, de 18 anos,acredita que será um bom multiplicador das ações sobre o meio ambiente. “É meu primeiro curso na área. Estou aqui para aprender  e transmitir o que aprendi para outras pessoas”, declarou o morador do bairro Belo Horizonte.