Prefeitura de Japeri leva Mobilização da Saúde para as ruas de Vila Central e Nova Belém

As ações descentralizadas acontecem para humanizar e expandir os serviços da atenção básica

Tornar mais acessível as ações da atenção básica e garantir a expansão dos serviços e dos cuidados em saúde. Com esse conceito a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, (22), a mobilização de saúde na Vila Central. Na quarta-feira, (21), a Rua Davi, no bairro Nova Belém recebeu a ação. Foram realizados 270 atendimentos nos dois locais.

Para o médico, Gutemberg Assed, com experiência em saúde da família, essa descentralização do atendimento aproxima e gera vínculo dos moradores com os cuidados em saúde. “É importante estarmos mais perto do paciente. Essa proximidade é a humanização da consulta”, relata.

E foi assim com o morador Rodrigo José da Silva, (42), que abriu o portão de casa para ir à loja de material de construção e resolveu cuidar da saúde antes de prosseguir. Ele verificou a pressão arterial, fez o teste rápido de sífilis, HIV e hepatites. “Agora com a saúde em dia, posso fazer minha obra tranquilamente”, relatou.

A moradora, Nayan Nascimento, (30), que veio há pouco tempo de São Paulo para Nova Belém, há várias semanas sentia um cansaço e apresentava uma tosse persistente. Orientada pela vizinha foi a mobilização e passou pelo médico. “Ela já foi encaminhada para acompanhamento no posto. Precisamos tratar para que o quadro não evolua para uma pneumonia”, disse o médico Gutemberg.

Já a japeriense, Eliane Dias, aproveitou o dia de folga para mostrar ao médico seus exames e receber orientações odontológicas. “Foi ótimo.  Tornou meu dia de folga mais positivo”, disse ela.

As mobilizações da saúde levam os serviços de pesagem do Programa Bolsa Família, aplicação de vacinas, atendimento médico, consulta de enfermagem; teste rápido: HIV, sífilis e hepatites; agendamento de consultas em pediatria, clínica médica, planejamento familiar; além de preenchimento de caderneta do idoso, verificação de pressão arterial e glicemia, aos bairros da cidade.

“Nosso trabalho de forma descentralizada contribui para aumentar o acesso da atenção básica aos moradores que têm o dia corrido e acabam sempre deixando a saúde em segundo plano. Estamos mudando esse conceito”, relata a enfermeira e coordenadora do Programa Hiperdia, Tatiane Ferreira, que atuou na mobilização do Vila Central.