PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE JAPERI PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE TESTE DO PEZINHO

O evento foi para profissionais que atuam no atendimento direto das mães e crianças

recém-nascidas

Neste dia, 06 de junho, comemora-se o ‘Dia Nacional do Teste do Pezinho’. Para ressaltar a importância da triagem neonatal, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira, (6), a capacitação de 30 profissionais que atuam no atendimento direto às mães e bebês japerienses. O encontro aconteceu no auditório do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), de Engenheiro Pedreira e abordou também o rastreio precoce da Anemia Falciforme.

O exame é, atualmente, um dos instrumentos mais importantes para detectar doenças graves em recém-nascidos. O teste é feito a partir de gotas de sangue colhidas, preferencialmente, do 3º ao 5º dia de vida do bebê, detectando até sete doenças e síndromes.

Em Japeri, o exame é realizado em todas as unidades básicas de saúde pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA) e, segundo a coordenadora, Ruth Valentim, a capacitação apresenta como conteúdo a atualização de normas técnicas.   A pesquisa de Toxoplasmose foi incluída recentemente ao exame.  “Estamos sempre dispostos a aprender, por isso realizamos a instrumentalização dos profissionais e ressaltamos a importância do cuidado neonatal”, disse.

A equipe do PAISMCA é formada por quatro profissionais. Todos envolvidos no processo de atenção neonatal, desde a orientação da equipe de coleta até o envio do material para análise. As profissionais, Rejane Dias, Geisa de Oliveira e Karine Rocha, esta última palestrante no evento, destacaram que a excelência do trabalho está na forma como toda equipe acredita e entende a relevância do que é realizado na saúde do município.

Equipe PAISMCA: Rejane Dias, a coordenadora Ruth Valentim, Geisa de Oliveira e Karine Rocha que realizou a palestra

A subsecretária de Atenção Básica, Carolina Bernardo, reforçou todo o conteúdo apresentado, dizendo que o cuidado, a vigilância e o acolhimento são essenciais para o desenvolvimento da triagem neonatal. “Estamos aqui para fazer o melhor por nossas crianças e vamos fazer juntos”, completou.

A enfermeira, Lucimar Silva e a técnica Carolina de Oliveira, reforçaram o trabalho da busca ativa dos agentes de saúde e o monitoramento desde o pré-natal até o nascimento. “Acessamos as mães pelo aplicativo de conversa, visitas domiciliares ou busca ativa do agente de saúde. Tudo para não perder a oportunidade do cuidado. Nossa meta é, não só o teste do pezinho e as vacinas, é também acolher essa mãe no que mais ela precisar”, destacou Lucimar, que faz parte da equipe de Atenção Básica da  Chacrinha.

A família de Claudia Rangel, avó da recém nascida, Pérola Paulino, de 22 dias, aguardava atendimento. A mãe da criança, Vitória Rangel, levou a filha no quarto dia de vida para realizar o Teste do Pezinho e solicitou novas orientações sobre o resultado que fica disponível na internet. “Acho muito importante a realização do teste sim. Minha filha fez quando nasceu e hoje viemos buscar o da minha neta”, disse.

A pequena Pérola, de 22 dias, realizou o Teste do Pezinho no 4º dia de vida

Teste do Pezinho

Popularmente chamado de ‘Teste do Pezinho’, o exame é obrigatório e pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Através da coleta de sangue do calcanhar do bebê, é possível identificar doenças graves e realizar o rastreio precoce de síndromes, como: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Em Japeri, o serviço atendeu no primeiro quadrimestre de 2023, 242 bebês na triagem neonatal. “O rastreio precoce vai fazer toda a diferença no desenvolvimento da vida das crianças”, ressaltou a subsecretária.

Quando ocorre alguma alteração no resultado do teste, a unidade de saúde e a família são acionados pelo PAISMCA e ocorre a reconvocação do bebê para fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença que apresentou alteração.

Sobre a Anemia Falciforme

Doença hereditária (passa dos pais para os filhos), que se caracteriza pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Podendo causar dores, úlceras, infecções e alterações do baço, a doença vem sendo motivo de pesquisa pelos profissionais do PAISMCA, que realizam uma pesquisa com a população para identificar possíveis portadores da doença, ou sabe do que se trata.

O objetivo é traçar o perfil epidemiológico da cidade. “Japeri já é ponto focal da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para Teste do Pezinho e Anemia Falciforme”, finaliza Ruth Valentim.