Prefeitura e UFRRJ iniciam atualização do Inventário de Oferta Turística de Japeri

Pesquisa de campo irá mapear o turismo japeriense 

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), promoveu uma reunião de trabalho nesta terça-feira (6/06) com o objetivo de iniciar o processo de atualização do Inventário de Oferta Turística da cidade. A mobilização, que ocorreu na Escola Municipal Ary Schiavo, conta com o apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

A Professora Isabela de Fátima Fogaça, coordenadora do Observatório de Turismo e Lazer da Baixada Verde da UFRRJ, irá chefiar os estudantes de turismo que vão desenvolver uma pesquisa de campo com o objetivo de mapear os atrativos turísticos do município. A atualização do Inventário de Oferta Turística de Japeri irá ocorrer nos dias 6, 7, 16, 20 e 21 de junho. Após a reunião de trabalho desta terça-feira, as equipes da Semetuler e da UFRRJ visitaram regiões da cidade e levantaram informações sobre diferentes segmentos do turismo japeriense. 

A secretária municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Valéria Carla, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do turismo da região. “Abrir as portas do município para esses alunos brilhantes é motivo de grande alegria. Esse trabalho, feito em conjunto com a UFRRJ, será muito importante para a continuidade da nossa missão: impulsionar o turismo de Japeri”, avaliou a gestora. 

Já a diretora municipal de turismo, Josilene Satyro, valorizou a parceria com a UFRRJ. “O Inventário de Oferta Turística é um documento muito importante, pois ele permite o planejamento e a gestão do turismo do município. Os alunos da UFRRJ vão promover a pesquisa e o levantamento das potencialidades do município a partir de uma visão técnica e acadêmica. A união entre a Academia e a Gestão Pública é um ponto extremamente positivo para a nossa cidade”, apontou. 

OFERTA TURÍSTICA 

A coordenadora da pesquisa de campo, professora Isabela de Fátima Fogaça, explicou a relevância do processo de atualização do Inventário de Oferta Turística. “A atualização do Inventário é um grande levantamento de dados. Esse mapeamento trará inúmeros benefícios, como o fomento de políticas públicas relacionados ao turismo, a criação de um banco de dados para que a iniciativa privada possa investir no município, a promoção da cidade, entre muitos outros. A atualização se tornou ainda mais importante quando levamos em consideração o cenário pós-pandemia, onde muitos setores do turismo foram afetados, como o de serviços. Outra prioridade é ampliar e detalhar as informações do setor rural do turismo japeriense”, disse. 

A aluna de turismo da UFRRJ, Maria Ana Luiza, é moradora de Japeri e se mostrou animada com a oportunidade de conhecer e analisar o turismo japeriense. “Fiquei muito feliz quando a professora falou que a cidade escolhida para o projeto seria Japeri. A nossa disciplina propõe o estudo de uma cidade da Baixada e Japeri merece esse reconhecimento. Vou conhecer ainda mais a minha cidade e vou trabalhar para que mais pessoas conheçam as riquezas de Japeri”, comemorou. 

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., do secretário de Agricultura e Pesca, José Maurício, e de representantes das secretarias de Segurança e Ordem Urbana e Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Artesãs da Economia Solidária, membros do Conselho Municipal de Turismo, donos de agências de turismo, proprietários de sítios e chácaras da região e outras referências do turismo japeriense também participaram do encontro. 

Fotos: Samuel Santana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*