Alunos da Rede Municipal de Japeri visitam Aterro Sanitário

A Ação integra a “Semana do Meio Ambiente 2023” promovida pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Amaralina, no bairro Beira Rio, em Japeri, fazem visita guiada nesta terça-feira (06), ao Aterro Sanitário de Paracambi, que recebe o lixo produzido pela população de Japeri e de outros quatro municípios.

A ação integra a “Semana do Meio Ambiente 2023” promovida pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e visa desenvolver atividades de educação ambiental com os alunos.

A proposta é conscientiza-los sobre a necessidade da economia dos recursos naturais e o cuidado com o meio ambiente. A visitação começou com os estudantes assistindo a uma palestra dos engenheiros ambientais, Vinicius Braga e Carolina Tavares, que explicaram o trabalho, funcionamento separação do lixo no local.

De acordo com a diretora do Consórcio Centro Sul I, Francine Ramalho, a proposta da visitação é concientizar as crianças. ” Estamos realizando um trabalho conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente , no sentido de diminuir o quantitativo de resíduos, despertando a reflexão sobre os padrões de consumo atuais e a importância de se participar da coleta seletiva”, enfatizou.

O Complexo de tratamento de destinação final de resíduos recebe diariamente 600 toneladas de detritos. Um dos objetivos da visita foi sensibilizar os adolescentes em relação ao descarte correto do lixo e estimular a mudança de hábitos.

Para a professora Luciana de Freitas , a visitação foi uma importante experiência para os alunos. “Eles conheceram um pouco da dimensão do aterro, assim como eu. Viram também como é feita a destinação correta de resíduos”, disse.

Os alunos conheceram o processo de separação do lixo, da chegada do caminhão ao aterro, pesagem e a descarregagem no local. A empresa usa tratores no processo de compactação do lixo em camadas no terreno, que posteriormente será coberto por terra. Isso evita mal cheiro, insetos e animais.

Consórcio

A visita foi conduzida pela diretora do Consórcio, Francine Ramalho, pela Vice Diretora do Consórcio Centro Sul I, Talita Russo e pelo Gerente Operacional Vinícius Braga. Ele declarou que as visitas são uma oportunidade para quem está de fora conhecer o funcionamento do estabelecimento com informações sobre o descarte correto de seus resíduos.

A aluna Ana Beatriz, de 13 anos, gostou de ter participado da visitação pela primeira vez. ” Fiquei ansiosa para este passeio. Queria mesmo conhecer todo esse processo. Não sabia que o lixo das nossas casas vem parar aqui”, declarou a menina.

Já o aluno Jean Carlos Dias, de 10 anos, falou experiência em ter visitado a região. ” Foi muito legal a experiência de ter conhecido o Aterro. Vou chegar em casa e contar para os meus pais tudo que aprendi aqui”, disse.

O Consórcio Centro Sul I existe desde 2016, por meio de concessão com a Concessionária CTDR Paracambi que administra o aterro sanitário.