Prefeitura de Japeri promove 1° Oficina de Prognóstico da Elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental

O evento ocorreu na Escola Municipal Bernardino de Melo

Nesta sexta-feira (2/06), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), realizou a 1° oficina participativa de prognóstico do Programa Municipal de Educação Ambiental de Japeri (ProMEA). O evento, que foi aberto ao público, ocorreu no auditório da Escola Municipal Bernardino de Melo. 

O encontro, que é fruto de uma parceria da Prefeitura com a empresa MYR, o Comitê Guandu e a GEVAP, marcou o início de mais uma etapa da criação do ProMEA de Japeri: o estágio do prognóstico. A atual fase propõe a análise dos dados e dos materiais coletados durante a etapa do diagnóstico, que contou com a realização de três oficinas de elaboração e gerou a produção de um relatório sobre o atual cenário do meio ambiente japeriense, e a definição do patamar ambiental que se deseja alcançar com a criação do Programa Municipal de Educação Ambiental. 

O evento contou com palestras e dinâmicas, como a ‘Árvore dos Sonhos’, em que os alunos da E.M Bernardino de Melo escreveram sobre seus sonhos para o meio ambiente japeriense, e o ‘Caminho das pedras’, que consiste em uma avaliação das ideias propostas pelos estudantes. 

A secretária municipal do Ambiente e Desenvolvimento Ambiental, Meire Lucy, enalteceu o papel do ProMEA para a vida do cidadão japeriense. “Assim que elaborado, o ProMEA Japeri vai qualificar o trabalho de educação ambiental que já é realizado pela SEMADES”, disse a gestora. 

Camila Guimarães foi uma das representantes da empresa MYR na reunião desta sexta-feira. Ela falou sobre a importância do encontro. “Esta oficina representa o começo de uma nova etapa. O que esperamos e o que queremos que ocorra no futuro? Essa é a pergunta base da fase do prognóstico. É refletir e direcionar as diretrizes da política pública de educação ambiental”, apontou. 

Diversos alunos da Escola Municipal Bernardino de Melo participaram da oficina. O estudante Tiago dos Santos ficou empolgado com a oportunidade de acompanhar a iniciativa ambiental “É sempre bom aprender. O meio ambiente é fundamental para a vida humana e nós, como jovens, temos a responsabilidade de estudar sobre o assunto. Hoje aprendi muito sobre o meio ambiente de Japeri ”, celebrou.

Fotos: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*