Comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente já começaram em Japeri

A ação faz parte do ‘Junho Ecológico – 16 dias verdes’ contando com palestras, educação ambiental, ação social, conferência e fórum ambiental

Doação de mudas nativas da Mata Atlântica, fiscalização, pedidos para corte e poda de árvores, distribuição de panfletos sobre educação ambiental e coleta seletiva, esses foram alguns dos atendimentos realizados pela equipe da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri, nesta quinta-feira (01), na Praça Leni Ferreira, em Japeri.

A ação faz parte do ‘Junho Ecológico – 16 dias verdes’, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que vai até o dia 16 deste mês com diversas atividades. A programação terá palestras, educação ambiental, ação social, conferência e fórum ambiental. Além disso, os alunos da rede municipal terão a oportunidade de visitar o aterro sanitário de Paracambi, Estação de Tratamento de Água (ETA GUANDU), a Onda Verde e a Reserva Biológica de Tinguá.

Conforme a titular da pasta, Meire Lucy, o objetivo da ação foi conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente. ” Este trabalho de educação ambiental faz parte de ações permanentes da SEMADES e nos ’16 dias verdes’ estaremos trabalhando o tema com diversos públicos “, enfatizou a gestora.

Moradora do Centro de Japeri, Maria da Penha, de 68 anos, comentou que separa o lixo em sua residência. “Faço a separação do lixo desde sempre. Acho importante essa atitude de contribuição para o meio ambiente. Além disso, tenho minha hortinha onde consumo os alimentos naturais”, disse a aposentada.

A idosa Célia Santos Silva, de 75 anos, quando viu o stand da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, não perdeu tempo e escolheu logo uma muda de planta de pimenta rosa para presentear sua nora. ” Moro em apartamento e não tenho espaço para cuidar de plantas. Mas minha nora tem um quintal, com diversas plantas e vou levá- la para lhe presentear. Ela vai gostar muito, tenho certeza”, declarou.