Mobilização de saúde da Prefeitura de Japeri chega ao bairro Santa Inês

Os moradores tiveram acesso a diversos serviços como consultas, teste rápido e vacinação

Os moradores de Santa Inês acordaram nesta sexta-feira, (26), com a Mobilização de Saúde bem pertinho de casa, na igreja Assembleia de Deus do bairro. A ação da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, evita o deslocamento e agiliza o atendimento da população.

Para que o trabalho fosse feito, a Agente de Saúde do Posto Alecrim, Maria da Silva, conhecida como Cida, teve papel importante. Articulou para que as 554 pessoas cadastradas pudessem ter acesso aos serviços.

E foi o que fez Beatriz Ramos, (21). Com duas filhas em idades de um ano e três meses e outra de três anos, ela aproveitou a oportunidade para realizar a pesagem do Programa Bolsa Família. “Com eles aqui é bem melhor. Consigo atualizar a pesagem e me consultar. Como elas são pequenas fica difícil ir no posto”, relatou, depois de passar por consulta médica e teste rápido.

Pesagem do Bolsa Família

A dona de casa, Andresa Leal, (28), precisaria pegar um ônibus e andar alguns minutos para chegar à Unidade de Saúde do Alecrim. Ela também levou as filhas para pesagem do Programa Bolsa Família e informou que as ações de saúde nos bairros são importantes para os moradores. “Com eles aqui, os idosos e quem tem crianças não precisam se deslocar”, disse ela, que chegou de bicicleta.

Para a enfermeira, Wania Tavares, a grande participação da população logo no início da ação é a resposta mais positiva que a equipe poderia receber. “As pessoas já vieram cedo para trazer as crianças, realizarem os cuidados e não mexerem com suas rotinas”, completou.

Foram realizados 242 atendimentos na ação que levou consultas médicas, vacinação de rotina e Influenza, teste rápido, verificação de pressão arterial e glicemia; marcação de preventivo e ginecologia.