Prefeitura de Japeri promove 3° Encontro de Guias de Turismo

Gestão municipal, guias e agências de turismo se reúnem para debater estratégias

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler), promoveu nesta quarta-feira (24/5) o 3° encontro de guias de turismo de Japeri. A reunião, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, foi organizada com o objetivo de estreitar os laços entre a administração municipal e os profissionais do turismo.

O subsecretário municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Francisco Duarte, destacou a importância do encontro. “O nosso intuito era promover uma interação entre os guias de turismo e a Semetuler. Conseguimos mostrar, por meio desse encontro, que Japeri possui diversos atrativos turísticos. Uma das nossas principais propostas de hoje era promover uma dinâmica entre o pessoal. Essa atividade ajudará no desenvolvimento de trilhas e passeios turísticos”, disse. 

A diretora municipal de turismo, Josilene Satyro, aprovou o resultado da mobilização. “Essa aproximação entre o poder público e os guias, tanto os de Japeri como os regionais da Baixada Verde, é muito importante. Queremos formar parcerias e criar alternativas que auxiliem os guias no processo de criação de roteiros. Temos um potencial turístico muito grande e o trabalho dos guias pode trazer um novo olhar para o município”, apontou a especialista. 

O vice-presidente da IGR Baixada Verde, Wagner Rosa, elogiou a iniciativa da administração municipal. “Os atrativos turísticos de Japeri são espetaculares e precisam ser valorizados. Estamos aqui para divulgar o potencial de Japeri e levar essas informações para outros municípios do estado. Vale a pena conhecer Japeri!”, avaliou. 

O guia de turismo, Antônio Carlos, mora em Japeri e atua em todo o Rio de Janeiro. Ele ficou satisfeito com a reunião. “Estou aqui para prestigiar o projeto da Prefeitura para o turismo de Japeri. A divulgação do nosso turismo é essencial para o nosso trabalho. Esse encontro trará muitos benefícios. Nossa cidade merece ser valorizada pelos seus incríveis atrativos”. Já a dona da Agência de Turismo Lúcia Tour, Lúcia Santana, enalteceu o papel da Semetuler no desenvolvimento do turismo japeriense. “Estamos trabalhando para aprimorar o nosso turismo. Hoje tivemos a oportunidade de criar uma rede de contatos e, a partir de agora, estaremos mais afinados e unidos”, comemorou.

Fotos: Lucas Alexandre e Vitor Carreiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*