Secretarias Municipais de Japeri unidas no ‘Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes’

As instâncias municipais realizaram diversas ações do Maio Laranja

A Prefeitura de Japeri, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, estão realizando neste mês de maio diversas ações que reforçam o compromisso da gestão municipal com o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Foram rodas de conversas nos diversos equipamentos do governo, como a UBS Alecrim e na Escola Municipal Professora Celita Rodrigues de Andrade.

Neste dia 18 de maio, ocorreram ações no Centro de Especialidades Médicas (Cemes) de Engenheiro Pedreira com a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”, onde o Programa de combate às violências ‘Viva Japeri’, realizou palestras e tirou dúvidas da população sobre o tema e ainda distribuiu material informativo em unidades básicas de saúde e escolas.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Japeri apresentou a temática para jovens e adultos do terceiro ano do Colégio Estadual Armando Dias, também neste dia 18. As abordagens no assunto consideraram o acesso desordenado da internet sem vigilância e a suscetibilidade desses jovens aos aliciadores virtuais.

A assistente social, Renata Custódio, do Creas, destaca a importância de trazer as informações e o significado do Maio Laranja para os jovens. “O objetivo é que cada jovem desse se mobilize e repasse as informações para outros jovens, familiares e amigos”, diz ela.

A aluna Stephania Guimarães, destacou a relevância do tema na criação de seus dois filhos, um casal de 13 e 10 anos. “Converso muito com eles, não deixo nem irem na minha mãe, sozinhos mesmo ela morando na rua ao lado, porque o perigo está em todo lugar”, relata ela.

UBS ALECRIM

Para discutir o tema, a equipe de enfermagem realizou na última quarta-feira, (17), uma roda de conversa com a participação de crianças, jovens e famílias atendidas na unidade.

PALESTRAS NAS ESCOLAS

Na Escola Municipal Professora Celita Rodrigues de Andrade, em Japeri, a ação foi uma parceria entre a UBS Marabá e o Programa Saúde na Escola (PSE).

As palestras também ocorreram durante as mobilizações de saúde da UBS Santa Amélia, que ocorreu na Escola Municipal Vereador Paulo Félix Saudade, em Rio D’Ouro.