Saúde de Japeri entrega aparelhos de glicemia para pacientes

A ação faz parte do Programa HiperDia e visa o automonitoramento da glicose

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, (17) a entrega dos aparelhos que vão auxiliar os participantes do Programa de Diabetes (Programa HiperDia) no automonitoramento da glicemia. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Especialidades em Engenheiro Pedreira e, foram distribuídas 30 unidades.

Segundo a enfermeira e palestrante, Débora Fernandes, a diabetes é uma doença silenciosa e, é preciso um controle total da doença. “Realizamos reuniões com temas variados, esclarecimentos e conscientização sobre a doença. Até que os pacientes chegam nesse momento de receber o aparelho e realizarem o automonitoramento”, disse ela, enquanto tirava dúvidas entre uma pergunta e outra.

Diabética há 8 anos, Mirian Francisca Soares, (59), faz uso da caneta de insulina há dois anos. Anteriormente usava o remédio e hoje chegou o dia de receber o aparelho. “São muitos afazeres no dia a dia, mas como temos que trazer a tabela de controle para a equipe, vamos ter o compromisso de verificar sem esquecer. É um cuidado com a nossa saúde”, disse já com dedo levantado para tirar uma dúvida.

Insulino dependente

Com queixas de cãibras nas pernas, a dona de casa, Rosicléia Oliveira, de 59 anos, convive com a doença há 12 anos, mas, somente há dois anos se tornou insulino dependente. Com uso da insulina três vezes ao dia e o medicamento, conseguiu diminuir a taxa de glicemia. “Eu tive muitas cãibras, até descobrir a diabetes. Hoje, eu a tenho (a diabetes) monitorada pelo acompanhamento médico e agora com o aparelho”, relata ao receber das mãos da coordenadora do programa Tatiane Ferreira, o kit composto de aparelho, tiras reagentes e lancetas e seringas.

A coordenadora relata, ainda, que novas entregas ocorrerão para alcançar todos os usuários do programa. “Nossa meta é alcançar a todos que estão cadastrados no programa. E após as etapas de informações, consultas com os especialistas, orientações vem a entrega de aparelhos”, disse.

O grupo participou ainda de uma palestra sobre alimentação saudável e recebeu no intervalo um lanche com dieta para diabéticos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*