Hospital Municipal de Japeri reabre setor de endoscopia

O serviço que retornou há um mês, já atendeu cerca de 80 pacientes

Já pensou ter que fazer um exame incômodo, com sedação e ainda longe de casa? Pensando no bem estar dos usuários, na economia financeira e de tempo, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reabriu, há 30 dias, o setor de endoscopia do Hospital Municipal de Japeri. Cerca de 80 pacientes já foram beneficiados.

A endoscopia é um exame seguro e nós retomamos com qualidade de serviço (estrutura e insumos) e de profissionais. “A equipe é composta por um médico, enfermeiro e técnicos capacitados para melhor atender a nossa população”, explica a secretária Municipal de Saúde, Ana Luiza Affonso.

Respeitando o protocolo de preparo e jejum de 12 horas, Beatriz de Pereira da Silva (29), moradora do Alecrim, realizou o procedimento em 15 minutos, na última quarta-feira (09). A paciente, que já apresentava um relato de gastrite, já saiu com o laudo.

Ela recebeu o diagnóstico de gastrite em 2020, faz o acompanhamento em Japeri, mas realizava o exame em outra cidade. “Agora é melhor. Não preciso sair de Japeri para outro lugar e venho com mais de um familiar para me auxiliar”, disse ela, ainda na sala de repouso, onde recebeu um lanche com suco e biscoito.

Diagnóstico precoce

Para o médico Leandro Braga, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento das diversas doenças, como refluxo gastroesofágico, e, principalmente no diagnóstico de neoplasias (câncer).

Segundo a Subsecretária de Atenção à Saúde Tatiana Soares, o retorno desse serviço para o município é de importância singular. “A retomada do atendimento à população vai nos permitir atender a demanda reprimida nesse período em que o serviço não foi ofertado. Vamos dar uma resposta mais imediata e com qualidade aos pacientes, tanto no agendamento, quanto no resultado, porque o laudo é entregue na hora e com as imagens coloridas”, disse.

Os atendimentos são agendados pelo sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, para todas as quartas-feiras, a partir dos encaminhamentos de consultas da atenção básica. São 15 pacientes por semana.

Sobre a endoscopia

A endoscopia é um exame de média complexidade, realizado pela introdução, via oral, de uma sonda com câmera que registra imagens do estômago, esôfago e duodeno para tratamento ou acompanhamento de neoplasia.

Antes da realização do procedimento, o paciente responde a perguntas como uso de medicamentos, doenças pré-existentes como alergias, hipertensão ou diabetes. O preparo, iniciado com as 12 horas de jejum, segue para o acesso venoso para sedação.

Quando há necessidade, ocorre a coleta de material para biópsia, com resultado em 15 dias úteis.