Biblioteca Municipal de Japeri será palco da exposição ‘Theatro Municipal em turnê’

A partir de 12 de maio, população japeriense terá a oportunidade de conhecer a história de um dos maiores teatros do Brasil 

A Biblioteca Municipal Carlos de Souza está preparada para abrigar uma nova exposição: o projeto ‘Theatro Municipal em turnê’ chega a Japeri na próxima sexta-feira (12/5). A exposição itinerante permitirá que a população japeriense tenha contato com painéis, pinturas, esculturas, textos, fotos e diversos outros elementos que ajudam a entender a história do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ).  

Entre as atrações da exposição, o público poderá conhecer projetos originais do patrimônio cultural que datam de um concurso finalizado em 1904, além de pinturas e esculturas de artistas renomados como Eliseu Visconti e Rodolfo Amoedo. Obras históricas, como O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, e os três corpos artísticos do Theatro Municipal – o Corpo de Baile, o Coro e a Orquestra Sinfônica – também serão homenageados. 

O secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., destacou o compromisso da administração municipal em valorizar a identidade e a história da cultura brasileira. “Ao viabilizar o acesso a essa exposição, a Secretaria Municipal de Cultura está exercendo o seu trabalho de garantir o direito à cultura”, disse o gestor. 

A presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, explicou o papel do projeto para os cidadãos do estado do Rio de Janeiro. “A Exposição Itinerante Theatro Municipal em Turnê permite com que o público se sinta ainda mais próximo do TMRJ. Nos painéis que compõem o circuito, temos contato com as grandes apresentações e artistas que já passaram pelo palco do Theatro, e também contamos um pouco sobre a história e como funciona o TMRJ atualmente”, apontou. 

Já o diretor da Biblioteca Municipal Carlos de Souza, Sandro Luciano Júnior, enxerga o projeto como uma forma de democratizar o acesso à cultura. “Muitas pessoas não têm tempo ou condições de visitar o Theatro Municipal no Rio de Janeiro. Mas quando essa exposição ocorre no nosso município, a arte e a cultura desse histórico patrimônio se tornam acessíveis. Além disso, as bases teatrais de Japeri serão fortalecidas”, projetou. 

A abertura da inauguração ocorrerá no dia 12 de maio, às 15h, na Biblioteca Municipal Carlos de Souza (Rua Cel. Emídio Lemos, 461). A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Nas quartas-feiras, o horário de atendimento é estendido até às 20h. A entrada é gratuita e o projeto ficará em cartaz até 11 de junho.

Foto: Lucas Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*