Conselho Municipal de Políticas Culturais é eleito em Japeri

Sociedade civil e Poder Público terão espaço para debater questões culturais

As eleições para o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Japeri ocorreram nesta sexta-feira (5), na Biblioteca Municipal Carlos de Souza. O objetivo do órgão é fomentar a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas para a Cultura de Japeri, fortalecendo o diálogo entre a administração municipal e a população. 

Ao todo, sete vagas estavam disponíveis. Cinco categorias de representantes foram escolhidas: artesanato/moda; literatura/música; dança/cultura popular/cultura alimentar; artes visuais/audiovisual/patrimônio/ e teatro/circo/produção/cultural/técnica. As outras duas vagas do pleito foram destinadas às instituições culturais. Mais sete conselheiros foram indicados pelo Poder Público. 

O secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., comemorou a realização do processo eleitoral e valorizou o papel que será exercido pelo CMPC. “Este conselho irá garantir que as demandas específicas de cada um dos setores culturais sejam incluídas nas políticas públicas. Vamos acompanhar os editais, fazer reuniões e debater questões relevantes”, pontuou o gestor. 

A agente cultural Maria Amélia da Silva foi eleita como representante do artesanato/moda. A artesã celebrou a oportunidade de trabalhar em prol do desenvolvimento cultural de Japeri. “Eu estou muito emocionada. Vou trabalhar muito para ajudar os talentosos artistas do nosso município. Fazer parte do conselho é uma grande oportunidade!”, disse a nova conselheira. 

Já o músico Jônatas dos Santos foi escolhido entre os candidatos da literatura/música. Ele parabenizou a condução do processo eleitoral. “Tudo ocorreu de uma forma muito organizada. A partir de agora, vou ouvir os agentes culturais de Japeri, buscando entender quais são as principais necessidades do setor cultural. Atuo na música há mais de 10 anos e estou motivado para essa nova etapa”, projetou.

Com mandato até 2025, os novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais projetam que o órgão será um espaço de representação dos segmentos artísticos e culturais de Japeri e ajudará no avanço das políticas culturais do município.

Confira os nomes dos eleitos:

Maria Amélia da Silva – Artesanato / Moda

Jonathas dos Santos Correia – Literatura / Música

Luis Wallace Marinho Camacho – Dança / Cultura Popular /Cultura Alimentar

Uelinton Fraga de Oliveira – Artesvisuais/Audiovisual/Patrimônio

Maria Eduarda dos Santos – Teatro/Circo/Produção Cultural/Técnica

Grupo Código – Instituição

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*