Meio Ambiente inicia curso de Saberes Agroecológicos

Os participantes aprenderam a cultivar uma horta suspensa

Preparo da terra, tipos mais favoráveis de hortaliças, processo de desenvolvimento, cuidados e formas de cultivo foram os principais temas da aula inaugural do curso ” Dá Horta á Mesa: Oficina de Saberes Agroecológicos , realizado na tarde desta quinta- feira (04), no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê, em Japeri.

A atividade foi idealizada pela Prefeitura Municipal de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Na primeira aula, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a cultivar uma horta suspensa. Elas são uma excelente forma para cultivar algumas hortaliças e verduras em um espaço reduzido em ambientes como cozinha, varanda e corredores.

As atividades acontecerão todas às quintas-feiras, das 13h às 16h, com conteúdo teóricos e práticos. O Subsecretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jorge Antônio de Souza, explicou o objetivo do curso. “A tarefa foi oferecida para que os alunos aprendam de forma prática a terem uma noção de como preparar uma horta”, disse.

Para a aluna Ludmilla dos Santos Magalhães, a atividade serve para auxiliar os participantes nas práticas sustentáveis.” É meu primeiro curso de horta e ele está sendo uma inspiração para minha área, já que curso a faculdade de Gestão Ambiental. Ele também é uma ferramenta para as práticas sustentáveis”, disse a moradora do bairro Belo Horizonte, de 20 anos.

Já a jovem Erika Alice dos Santos Ferreira, de 19 anos, disse que a aula vai agregar valor em sua formação.” Gosto desses cursos na área ambiental e aqui está sendo minha primeira oportunidade. Sei que eles vão somar na minha formação” , declarou a aluna que faz Gestão Ambiental.