Japeri discute a prevenção de mortes de mulheres em idade fértil, materna e infantil

O objetivo é a melhoria da qualidade da assistência à saúde

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a reunião do Comitê de Mortalidade, que busca a melhoria da saúde materna e infantil e, da qualidade dos cuidados durante a gravidez, o parto, nascimento e o primeiro ano de vida da criança para reduzir os índices de mortes.

Em Japeri, o comitê tem a responsabilidade técnica do PAISMCA (Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente).

“Uma luta difícil, doída e cansativa, mas, estamos juntos, construindo estratégias”, declara a presidente do Comitê de Mortalidade de Japeri, Ruth Valentim, ao abrir a reunião, que contou com profissionais de diversas subsecretarias das áreas da saúde e assistência social.

A psicóloga Silvana Amaro, atua na Vigilância de Violências e Acidentes e para ela, falar de mortalidade é falar do que dói nas pessoas.  “Precisamos trabalhar para que os ciclos tenham fins naturais e não por violência, doenças ou outros fins”, disse.

Para os profissionais que atuam na ponta, agir em rede é essencial. “Estamos sempre nos sensibilizando e agindo rápido no socorro”, relatou a enfermeira Alessandra Souza da unidade Delamare. O encontro aconteceu no auditório do Centro Municipal de Especialidades (Cemes), no Mucajá, na última terça.-feira, (25). O Comitê tem reuniões bimensais.

Texto: Jamille Campos

Foto: Lucas Alexandre