Educar para o futuro: Alunos de Japeri aprendem sobre luz e energia sustentável

Com um olhar sensível para o futuro, cerca de 120 estudantes visitaram o Centro Cultural Light e o Museu da Light

Nada melhor do que um dia de aula diferente, repleto de luz e aprendendo na prática com a energia chega às casas: assim foi a experiência de 120 alunos da rede pública de Japeri, na Baixada Fluminense. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu um tour com a criançada pelo Centro Cultural Light e o Museu da Light, nesta quarta e quinta.

Reinaugurado no ano passado, o museu vem com a proposta de conscientização para as novas tecnologias elétricas de forma sustentável. “A ideia é mostrar aos alunos a importância da energia e o passo a passo da geração e compartilhamento da rede elétrica. Além disso, conscientizá-los sobre a luz mais limpa para o futuro do nosso planeta”, explicou a coordenadora educativa da Light, Jade Silva.

Durante o passeio de mais de uma hora, os estudantes aprenderam como funciona o sistema de magnetismo e conheceram a ‘Sala Escura’ onde viram na prática a produção de energia e as formas de conduzi-las corretamente, momento em que o entusiasmo tomou conta das crianças e eles brincaram com a bola de energia estática de plasma e deram boas risadas com o amedrontamento dos seus colegas.

“Toda experiência dessa vida social extramuros é extremamente importante para o desenvolvimento dos alunos. Tenho certeza que eles aprenderam bastante aqui e serão grandes multiplicadores de informação’’, relatou a Elisa Amarante, professora da E. M. Pedra Lisa.

Com uma cidade interativa em maquete os alunos visualizaram o funcionamento da energia em cada casa, e assim, aprender sobre como a utilização excessiva em suas respectivas moradias pode influenciar no vizinho.

Quem adorou o passeio foi o aluno, Brian dos Santos (12). “Eu gostei muito de aprender sobre como se faz a luz e como ela chega na nossa casa. Amei tudo, o museu é bem bonito”, disse o estudante do 5º ano.

A pequena Jade da Silva (9), também ficou encantada com cada detalhe. “Eu gostei muito do museu, ele é super colorido. E também amei a bola de luz’’, comemorou.

Ambiente lúdico para a garotada

O Museu da Light possui uma parceria com o Programa de Recursos de Eficiência Energética da ANEEL e propõe um ambiente lúdico e interativo para despertar a atenção aos benefícios da energia elétrica e seu uso consciente.

O processo lúdico proposto pelo museu mostra os atos mais simples nos lares dessas crianças como, por exemplo, ligar Televisores, acender uma luz e carregar o celular.

Texto e fotos: Samuel Sant’anna