Biblioteca Municipal de Japeri tem horário de funcionamento estendido até às 20h nas quartas-feiras

População japeriense tem três horas a mais para desfrutar dos serviços oferecidos pelo aparelho cultural 

As quartas-feiras dos japerienses contam com uma dose extra de cultura, arte e literatura. A Biblioteca Municipal Carlos de Souza, localizada na Rua Coronel Emídio Lemos, 461 – Centro, tem horário de funcionamento ampliado até às 20h nas quartas-feiras, graças a uma iniciativa da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.  

Com o horário estendido, a expectativa dos administradores da Biblioteca é que os cidadãos, em especial os trabalhadores que não podem frequentar o equipamento durante o expediente, se sintam ainda mais estimulados a usar o espaço para estudar, prestigiar as exposições artísticas e acompanhar as programações especiais promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura. 

Um dos projetos pensados para movimentar o meio de semana da Biblioteca é o Sarau Rita Diva, que ocorrerá de forma bimestral, sempre às quartas-feiras, das 18:30h às 20h, e que propõe homenagear a lendária professora Rita Diva, grande atriz e militante cultural de Japeri. 

O secretário municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., destacou o compromisso da Secult em democratizar o acesso aos aparelhos culturais. “Essa extensão dos horários faz parte de um projeto piloto que visa facilitar a vida do cidadão de Japeri que deseja desfrutar da cultura do município”, disse.

A subsecretária municipal de Cultura, Daniela Beliago, destacou a importância da iniciativa para a população de Japeri. “Muitos trabalhadores não podem frequentar os equipamentos públicos de cultura no horário tradicional. Queremos que a nossa população tenha um contato ainda maior com a literatura e a cultura. Pensando nisso, decidimos flexibilizar os nossos horários. A Biblioteca Municipal está de portas abertas! ”, disse a gestora. 

Já o diretor da Biblioteca Municipal Carlos de Souza, Sandro Luciano Júnior, enalteceu as atividades que são desenvolvidas ao longo das noites de quarta-feira. “As aulas de violino da Orquestra Jovem estão fazendo muito sucesso e temos uma grande expectativa com os saraus da Rita Diva. Sem contar as atividades que oferecemos durante todos os dias e que também serão potencializadas com o horário expandido, como a exposição do jovem Heitor e os cadastros para reservas de livros”, comemorou. 

O estudante Samuel Nascimento é um frequentador assíduo da Biblioteca Municipal. O jovem está empolgado com a possibilidade de ter mais tempo para desfrutar do ambiente literário. “Passo aqui na Biblioteca quase todos os dias. É um ambiente silencioso e que oferece muitas opções de livros. Hoje vou levar a obra “A história da filosofia”, pois preciso estudar para uma prova do colégio. Já estou me organizando para aproveitar esse horário extra”, disse o aluno da Escola Municipal Ary Schiavo. 

A Biblioteca Municipal Carlos de Souza foi reinaugurada em agosto de 2022 e já se consolidou como um dos principais pontos culturais da cidade. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e nas quartas-feiras, das 9h às 20h, a população japeriense tem acesso a um grande acervo literário e pode usufruir de um espaço que encoraja o desenvolvimento intelectual, o processo de aprendizado e a valorização do trabalho realizado pelos agentes culturais de Japeri.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*