Cavalgada marca o 1° Encontro de Amazonas e Cavaleiros no bairro Nova Belém

O evento teve shows de forró, comidas e espaço kids para a criançada

Com uma marcha descontraída, o primeiro Encontro de Cavaleiros e Amazonas começou com grande estilo. O evento que é realizado pela Prefeitura Municipal de Japeri, por meio das Secretarias de Agricultura e Pesca e Esporte, Turismo e Lazer reuniu diversas pessoas, na Praça de Nova Belém. E neste domingo, (23), continua a partir das 16h.

Os participantes realizaram uma cavalgada pelo entorno da Avenida Marquês de São Marcos para abertura oficial. O encontro tem como objetivo levar mais conhecimento aos criadores de animais e, resgatar a cultura rural do município, além de aproximar o público e proporcionar uma opção de lazer.

A cerimônia de abertura contou com a participação do vice – prefeito Carlos Januário, do pai da prefeita Carlos Ontiveros e de secretários municipais que prestigiaram o evento. Para o secretário de Agricultura e Pesca, José Maurício, o encontro visa valorizar os donos de cavalos. “Este evento representa o desenvolvimento para nosso município e, sobretudo, da nossa agricultura também. Hoje, reunimos os criadores dos animais e também aquelas pessoas que buscavam um momento de lazer na cidade”, declarou.

Para a Secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Valeria Carla, este primeiro evento vai ficar marcado no calendário para o próximo ano. “Neste primeiro encontro retratamos a importância dos criadores de cavalos, já que a nossa cidade tem uma característica do campo. Vamos continuar promovendo este tipo de atividade todos os anos”, disse.

Já o cavaleiro, Douglas Rodrigues, 25 anos, foi ao local a convite de um amigo. Ele tem um pequeno sítio no bairro Beira Rio. “Meu amigo me fez o convite e vim. Achei o evento bem legal, pois, nos aproxima de outras pessoas que também criam cavalos , como eu que cuido de três” , concluiu.

A comerciante Nayne da Silva, 30 anos, aproveitou o evento para vender seus drinks. ” Sou de Queimados e fiquei sabendo do evento através do meu esposo e estou aqui para vender meus produtos e ganhar um dinheiro”, finalizou. No evento tem barracas com diversas opções de bebidas e comidas, como churrasquinho, pastel, pipoca, batata frita, feijoada, mocotó e algodão doce. Além do espaço kids para as crianças brincarem.

O cantor de forró Clayton Maklin, conhecido como Cayboy do Forró, cantou rits mais atuais do momento, como “Entrei na rua dela com seu carro rebaixado”, “Toma toma, vapo vapo” e “Passinho debochado” . Já o artista Silvinho dos teclados animou o público com sua apresentação impecável, fechando a noite com chave de ouro. Para o morador Ronaldo Gomes, de 41 anos, o evento é um atrativo cultural para a cidade. ” Não sou dono de cavalo, mas vim aqui me divertir com meu filho de 9 anos. Como gosto de forró, vou ficar aqui até o final” , disse.

Texto: Sofia Teixeira

Fotos: Lucas Alexandre