Prefeitura de Japeri promove capacitação de Educação Física

Profissionais e graduandos da área participam de palestras na Escola Municipal Ary Schiavo

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Lazer (Semetuler) promoveu a 1° capacitação de Educação Física para os graduandos e profissionais da área. O evento ocorreu nos dias 18 e 20 de abril, no auditório da Escola Municipal Ary Schiavo, e abordou o tema da “Interdisciplinaridade na Educação Física”. A mobilização também contou com a presença da Unidade Móvel do CREF1 (Conselho Regional de Educação Física), que ofereceu diversos serviços aos participantes da capacitação, como renovação de cédula de Carteira Profissional e pagamento de anuidades. 

Para a secretária municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Valéria Carla, a capacitação é um marco para a valorização dos profissionais da Educação Física que atuam em Japeri. “Em sintonia com as recomendações da prefeita, estamos investindo na qualificação dos nossos funcionários e dos futuros profissionais da região. Os ensinamentos oferecidos nestes dias de capacitação serão preponderantes para o fortalecimento da atividade física japeriense”, disse a gestora. 

O enfermeiro e especialista em Suporte Básico de Vida (SBV), Márcio Vinícius, e a fisiologista, gerontóloga e especialista em reabilitação cardíaca, Milena Varella, foram os palestrantes do evento. Segundo o subsecretário municipal de Esportes, Turismo e Lazer, Francisco Duarte, a escolha dos oradores foi feita de acordo com o objetivo da capacitação: apresentar a importância da interdisciplinaridade na Educação Física. 

A palestrante Milena Varella destacou os principais pontos do diálogo. “Fornecemos informações para que a prescrição dos exercícios seja realizada de forma adequada. Atualmente, temos uma população muito heterogênea e os profissionais da Educação Física precisam ter a capacidade de atender todos os públicos.  O diabético, o hipertenso, a criança e o idoso não possuem as mesmas características e os educadores têm a responsabilidade de conhecer essas especificidades. Este tipo de reciclagem é fundamental. A nossa área exige uma constante atualização”, defendeu a professora.

O educador físico, Saulo Santos, elogiou a iniciativa da administração municipal. “Estou formado há oito anos e sempre busco adquirir mais conhecimento. Lidamos com o público e temos a responsabilidade de oferecer um trabalho de qualidade. Estou mais capacitado e levarei as lições desta palestra para o meu dia a dia com os alunos”, comemorou.

Já a estagiária da Semetuler, Silvia Caixeiro, aproveitou a oportunidade para se aperfeiçoar na área fisiológica. “Queremos que os cidadãos tenham mais desenvoltura durante a atividade física. Precisamos entender os limites de cada pessoa. E a partir disso, conseguiremos recomendar os movimentos certos”, projetou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*