Escritoras de Japeri fazem sucesso em ‘Feira Literária’

Lana Estrela e Fátima Reis participaram de evento promovido pela Prefeitura de Japeri

A ‘Feira Literária de Japeri’, que ocorreu na última terça-feira (18/4), foi um grande marco para o incentivo à leitura e para a valorização da escrita brasileira. O evento foi organizado pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu mais de mil pessoas e contou com a participação de todas as escolas públicas da cidade. Entre as atrações da Feira, os japerienses tiveram a oportunidade de acompanhar o trabalho de autores da região, como Lana Estrela e Fátima Reis.

Na tenda da Secretaria Municipal de Cultura, a escritora Lana Estrela deu autógrafos e divulgou algumas das suas obras. A autora começou a escrever com apenas cinco anos de idade e se classifica como uma romântica incorrigível e uma apaixonada pelas expressões artísticas. Ela comemorou o sucesso da ‘Feira Literária’. “É sempre muito bom estar em contato com a população de Japeri.  Já participei do Dia Municipal da Cultura e estive visitando algumas escolas da cidade. A recompensa é sempre a mesma: ver no olhar das pessoas a grata surpresa de saber o que Japeri tem para oferecer”, disse a autora de “Belas Poesias e Outras Coisas Más Mais”.

Já a escritora Fátima Reis, que é coordenadora pedagógica na Escola Municipal Pastor Idalécio e no Dom Adriano Hipólito de Oliveira, é autora de várias obras, como o livro “O menino que queria chorar estrelas”. A contadora de histórias valorizou a experiência adquirida pelos alunos na ‘Feira Literária’. “Acredito na leitura como uma ferramenta de transformação pessoal. Mostramos aos alunos que eles também podem escrever. Precisamos fomentar a criatividade, a arte e a beleza da leitura e da escrita. Existem muitas crianças poetas em nossas escolas e nós temos que valorizar isso”, enalteceu.

De acordo com a subsecretária municipal de Cultura, Daniela Beliago, a participação dos escritores de Japeri foi de vital importância para o reconhecimento do talento literário existente no município. Ela também reforçou o compromisso da Pasta com o incentivo à leitura. “Estamos apoiando inúmeros projetos que fomentam a identidade literária de Japeri, como a Setorial da Literatura, o projeto “Culturando” e a parceria da geladeira literária com o Fábio Castelano, que une a democratização da literatura e a sustentabilidade”, disse a gestora.

Fotos: Lucas Alexandre