Prefeitura de Japeri promove 3° oficina de elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Ambiental reúne especialistas e grupo Ambiente Jovem para discutir pautas ambientais


Nesta terça-feira (11/04), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Ambiental (SEMADES), realizou a 3° oficina participativa do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) de Japeri. O evento, que foi aberto ao público, ocorreu no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê e promoveu a discussão sobre temas relacionados à educação ambiental, como o seu fortalecimento nas escolas e na gestão pública, além da apresentação de um relatório acerca da realidade de Japeri sobre o tema.

A principal pauta do evento foi a exposição do diagnóstico que detalha a atual situação da educação ambiental em Japeri. O trabalho foi produzido pela empresa MYR, em parceria com a Prefeitura, o Comitê Guandu e a GEVAP. A Secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Ambiental, Meire Lucy, destacou a relevância do projeto para Japeri. “Por meio dessas oficinas teremos as características reais da nossa cidade. Vamos escrever o nosso Programa Ambiental e esse encontro de hoje terá um papel fundamental. Estamos falando de um documento que será preponderante para o futuro da nossa região”, disse a gestora.

A reunião contou com a presença de diversos alunos do Ambiente Jovem, como Ana Beatriz. Ela avaliou o impacto das oficinas para a conservação da integridade ambiental da cidade.

“Tivemos a oportunidade de aprender a teoria e agora vamos colocar tudo em prática. Somos jovens e essa mobilização está mudando a nossa visão sobre os cuidados com o meio ambiente. As futuras gerações poderão viver em um mundo melhor”, defendeu. Já o estudante Victor Barcelos elogiou a iniciativa da SEMADES. “Fiquei muito feliz com esse evento. A nossa vida depende da forma como lidamos com a questão ambiental. A Prefeitura está investindo em conhecimento e na qualidade de vida de todos os cidadãos de Japeri”, comemorou o jovem.

A mobilizadora social Daiane Ervatti, que participou do evento, fez um balanço do encontro. “A reunião de hoje é o encerramento da primeira etapa do Programa: o diagnóstico. Todos os pontos foram mapeados, fizemos essa apresentação, e a próxima etapa será a do prognóstico, onde iremos determinar o patamar que desejamos alcançar. A proposta de hoje era compartilhar as informações que coletamos nas visitas técnicas e nos documentos oficiais. Entregamos esses dados e recebemos a colaboração da comunidade como retorno”, disse.

A 3° oficina participativa de diagnóstico do Programa Municipal de Educação Ambiental contou com a presença de agentes da Polícia Ambiental e deu continuidade aos debates iniciados no ano passado, quando as oficinas inaugurais do ProMEA Japeri propuseram a reflexão sobre a importância da educação ambiental no município.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*