Conselho de Meio Ambiente de Japeri realiza apresentação de suas ações em reunião na Câmara de Vereadores

O encontro  também mostrou a história das escolas do campo

Nesta quarta-feira, 05/04, o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Japeri (COMDEMA) reuniu, na Câmara de Vereadores, seus conselheiros e a sociedade civil para apresentação dos resultados de ações e das atuações da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) no último mês.

A gestora da Pasta e presidente do COMDEMA, Meire Lucy, abriu a reunião com diversos agradecimentos a participação e adesão cidadã no desenvolvimento de políticas públicas ambientais e sustentáveis.

Para ela, o sucesso das ações de meio ambiente em Japeri está ligada à existência do conselho. “Aqui, somos todos, governo e sociedade civil, muito atuantes. Estamos sempre em busca de oferecer cada vez mais atividades acerca do cuidado com o ambiente”, disse. Graças a esse trabalho, a SEMADES recebeu a visita da secretária de Meio Ambiente de Quatis, município do Vale do Paraíba Fluminense. “Ela veio conhecer e replicar nosso trabalho naquela região, isso nos demonstra estar no caminho certo”, completou a gestora.

A pauta do encontro trouxe ainda o balanço de inúmeras ações de sucesso como: a semana da água, que entre muitos assuntos importantes abordou as mudanças climáticas e o saneamento básico e, teve a presença de gestores locais e estaduais; o Prefeitura em Movimento, com distribuição de mudas; o projeto Plantando leitura e o Cine Telas + Verdes.

O andamento de ações como o Programa Limpa Rio Comunidade, que desde o último dia 28 atua no Canal do Tambaú, com limpeza manual e roçada nas margens do rio e, o Programa Municipal de Educação Ambiental (PROMEA), que entrou em sua fase de apresentação de diagnóstico, também foram temas apresentados.

A Coordenadora da Educação do Campo, professora Angélica Aguiar, representando a Secretaria Municipal de Educação, apresentou as sete escolas campesinas do município. Juntas as unidades atendem 912 alunos.

“Cada escola tem sua história, sua especificidade e um ponto em comum. A Secretária de Educação, Caroline Ontiveros, tem dado muita atenção a implementação de projetos para o público dessas escolas, promovendo a pedagogia da alternância e agroeconomia”, disse a coordenadora.

As reuniões do COMDEMA acontecem todas as primeiras quartas-feiras de cada mês.