1°  encontro de Pais e Amigos de Autista é realizado em Japeri

O objetivo é levantar a bandeira da conscientização e necessidade de sensibilização acerca do tema

A manhã desta quarta-feira (05) foi destinada aos debates sobre as questões que envolvem o autismo em Japeri. Com a iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEMPED), o 1º Encontro de Pais e Amigos de Autistas, realizado na Biblioteca Municipal Carlos de Souza, levantou a bandeira da conscientização e necessidade de sensibilização para o tema.

Na ocasião, além da troca de experiências, tratou-se dos mitos e verdades sobre as pessoas com o transtorno, sinais e sintomas, além do aprofundamento dos estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O autismo deve ser tratado desde o início, mas sabemos que a maioria dos diagnósticos são feitos tardiamente. É preciso que a sociedade tenha mais atenção e conscientização sobre o assunto” explicou a psicóloga Michele Amaral, que realizou uma palestra contando um pouco sobre sua experiência como psicóloga e professora.

De acordo com a secretária da Pasta , Thallyta Protázio, o encontro é importante para orientar os pais sobre os tratamentos e suportes oferecidos pela cidade. “Antigamente muitas famílias tinham dificuldades para conseguir atendimentos e diagnósticos para os seus filhos, precisavam se deslocar para outras cidades e não conheciam seus direitos. E hoje não precisam mais disso, pois oferecemos. o suporte necessário”, explicou a gestora.

Mãe do pequeno Daniel Castelo (6), dona Maria Helena (33) aprovou a iniciativa. “Este encontro é muito importante para nos fazer refletir sobre várias questões. O preconceito, por exemplo, é um deles. Já passei por muitas situações com meu filho, onde ouvi piadas sobre a deficiência dele e muitas das vezes é por falta de informação mesmo ” disse.

O encontro contou com a participação do vereador Renan Schiavo, do Secretário de Agricultura e Pesca José Maurício, da Secretária da SEMETULER Valéria Carla, do diretor da Secretaria Municipal de Cultura Bruno Medsta e da intérprete de Libras da Secretaria Municipal de Educação, Lilian Rodrigues Alves.

Melhorias a caminho

Uma parceria entre as Secretarias de Esporte, Turismo e Lazer (SEMETULER) e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida oferecerá, em breve, o esporte adaptado para os alunos, em busca de melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos deficientes, já que principalmente aqueles mais velhos, que não estão em fase escolar, tendem a não praticar mais nenhuma atividade física. “Foi feito um levantamento e já são cerca 1000 inscritos, onde conseguimos mapear as suas deficiências e formularemos atividades para eles. Trabalharemos em conjunto com a SEMETULER para desenvolver um trabalho de inclusão, com ajuda psicológica, acompanhamentos, entre outros” , comentou a secretária da SEMPED.

Segundo a coordenadora de Educação Especial da SEMED, Glaucia dos Santos Carvalho, a iniciativa do encontro é incluir todo o público com histórico de autismo e conhecer as necessidades de cada um, já que como é um transtorno de amplo espectro, cada autista tem a sua característica. “É muito importante criarmos este espaço para discutirmos sobre o assunto, é preciso trabalhar este tema com a família , porque existem muitos responsáveis que não sabem como proceder com o deficiente. E esta troca de informações é de suma importância para a criança, como para o responsável”, disse a educadora.