Prefeitura realiza o “Primeiro Encontro dos Pais e Amigos de Autista de Japeri

O evento será realizado na Biblioteca Municipal Carlos de Souza nesta quarta-feira

Para marcar o Abril Azul, mês de Conscientização ao Autismo, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de realizará o Primeiro Encontro dos Pais e Amigos de Autista de Japeri. O evento será realizado na Biblioteca Municipal Carlos de Souza, às 10h, na Rua Coronel Emídio Lemos, 461.

A proposta é que o encontro aconteça uma vez ao ano. O objetivo é discutir sobre o que é o autismo, como funciona o tratamento e o acolhimento da família através das conversas e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas portadoras do transtorno.Além do bate-papo, os presentes poderão participar da Palestra “Identificação do Autismo” que abordará as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e será ministrada pela Psicóloga Michele Amaral.

De acordo com a Secretária da Pasta Thallyta Protázio, o encontro visa acolher os pais e disseminar a informação. “Sabemos que apesar dos avanços na legislação, nossa realidade está muito distante da assistência que o transtorno requer. Estudos científicos constatam que, após o diagnóstico, o tratamento deve ser feito por uma equipe multiprofissional, no intuito de promover uma qualidade de vida da pessoa com autismo, ajudando no desenvolvimento das suas capacidades cognitivas e funcionais”, disse.

Acompanhamento

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade foi criada ano passado por meio da Lei Complementar nº 261, de 02 de setembro de 2022, sancionada pela Prefeita Dr.ª Fernanda Ontiveros para atender ao público com necessidades especiais. O órgão tem como principais atribuições implantar as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, além de atuar na implantação descentralizada da política municipal e mobilidade reduzida.

Até o momento, cerca de mil cadastros foram recebidos por meios eletrônicos, como link de cadastro que consta nas redes sociais da secretaria. Deste total, cerca de trezentos são de portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).De acordo com a secretária, a SEMPED visa garantir o acolhimento e cuidado às pessoas com deficiência.

Os autistas têm direito a benefícios oferecidos pela Prefeitura, como o Vale Social, além da gratuidade nos ônibus municipais, trens e metrôs, autorização especial para estacionamento e isenções.No último final de semana, a equipe da SEMPED participou da primeira edição do Programa “Prefeitura em Movimento”, no bairro Alecrim. Lá, realizou cadastros presenciais e online, além de atendimentos para a primeira via do Vale Social.