Prefeitura em Movimento: quase duas mil pessoas atendidas em dois dias

A ação, que acontecerá no início de cada mês, desta vez foi na quadra do bairro Alecrim, em Japeri

O Programa “Prefeitura em Movimento”, que neste domingo atendeu a população pelo segundo dia, foi um sucesso. Cerca de duas mil pessoas passaram por atendimentos, sendo a saúde ​responsável por 652 prestações de serviços na Atenção Básica de Saúde. Um dos setores mais procurados foi consulta médica, vacinação e regulação de exames. Cadastros do CadÚnico e outros serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho também estiveram entre as ações mais procuradas na quadra do Alecrim.

​ ​Do total de atendimentos realizados, só a Atenção Primária de saúde foi responsável por 1.191 ​prestações de serviços. Só a clínica médica consultou mais de 140 pessoas nos dois dias de atendimento. No caso da vacinação, 82 pessoas foram imunizadas e regulados 140 exames. As dentistas também tiveram muito trabalho. Foram​148 atendimentos, incluindo distribuição de kits de higiene bucal. Outros serviços também foram oferecidos pela Pasta no local.

A prefeita Fernanda Ontiveros fez um balanço positivo desta primeira intervenção que reuniu todo o aparato do governo. “Estou muito feliz porque nós conseguimos cumprir a nossa proposta de ficar mais perto da população com serviços essenciais, como os da saúde, assistência, obras. Todas as secretarias tiveram papel importante”, disse.

Foram mais de 60 serviços oferecidos, como declaração anual do MEI, entregas de mudas de árvores e de hortaliças num total de mais de 300 ofertas à população, isenção para segunda via de documento de identidade, encaminhamento para emprego e outros.

Danilo Rangel Paes Leme, de 22 anos, fez cadastro na Secretaria Estadual de Trabalho e Renda e foi encaminhado para uma vaga em um restaurante. “Estou muito feliz por ter recebido esta oportunidade. Já saí com a data de entrevista para segunda-feira. Nem estou acreditando “, disse o jovem.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Ana Luiza Affonso, a população pôde ter ideia dos serviços que a prefeitura oferece. “Também conseguimos fazer atendimentos a pessoas que muitas das vezes não conseguem ir à unidade de saúde”, disse, acrescentando que os exames foram regulados com maior agilidade.

Já a moradora Marcele Rodrigues Vera da Cruz, de 59 anos, aproveitou a oportunidade e fez um parcelamento da sua dívida com a Secretaria Municipal de Fazenda. ” Este serviço é muito prático e rápido. Não demorei nem 10 minutos para realizar o meu parcelamento do IPTU”, disse a dona de casa.

O evento contou mais uma vez com a presença dos secretários acompanhando de perto tudo que foi desenvolvido para a população. Todos os equipamentos necessários foram transferidos para a quadra, onde o vice-prefeito Carlos Januário e os vereadores deram todo o apoio às equipes.