Programa Limpa Rio realiza ação no Bairro Mucajá

A limpeza e desassoreamento está sendo feita em aproximadamente um quilômetro e meio do córrego do Tambaú

A prefeitura de Japeri, por meio de parceria com o Instituto Estadual do Ambiente, iniciou nesta terça-feira (28), a limpeza e desassoreamento de aproximadamente um quilômetro e meio do córrego do Tambaú, no bairro do Mucajá. As intervenções fazem parte do programa “Limpa Rio Comunidade”, que tem o objetivo de garantir a preservação do meio ambiente e evitar os riscos de enchentes, por meio da manutenção, limpeza de leitos e margens dos corpos hídricos.

Na cidade, o mesmo trabalho já foi realizado no canal do Primavera, Chacrinha e Rebeca. No caso do Tambaú, o trabalho está sendo realizado de forma manual, com serviços de capina, roçagem, raspagem, catação e retirada de entulhos.

O trabalho foi acompanhado pelas secretárias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, de Urbanismo e Habilitação, Andréia Brito, de Obras e Serviços Públicos , Cristiano Pingin e pelos vereadores Walter Trajano (presidente da Câmara) e professor Josimar. Além das equipes do INEA.

Para a titular da pasta, Meire Lucy, a ação do Estado e INEA é um benefício muito grande para a população. ” Este serviço vai beneficiar muitos moradores da cidade. No momento estamos dando atenção ao bairro do Mucajá. Este canal que está sendo atendido é um pedido da prefeita Dra. Fernanda Ontiveros. Nossa expectativa é que outros bairros também sejam contemplados”, destacou.

O engenheiro do INEA, Ricardo Ferreira, reforçou que o trabalho da prefeitura, por meio do Limpa Rio, precisa contar com o apoio da população, que precisa ser conscientizada da importância de manter limpos os ​​corpos hídricos . “Trabalhamos junto da população com o serviço de conscientização para que não joguem lixo nos córregos. E nosso objetivo é melhorar o escoamento e evitar ou minimizar as enchentes”, disse.

Reforço na limpeza

A Prefeitura vem realizando, desde dezembro, uma série de ações pela cidade para minimizar o impacto das chuvas, como a limpeza e expansão da rede de águas pluviais, reforço na coleta de lixo e campanhas de conscientização da população quanto ao descarte correto dos dejetos.

Para o comerciante, Alex Marquês de Farias, de 47 anos, o trabalho do Inea , junto da prefeitura, é de grande importância no combate às enchentes. ” Moro no bairro Primavera, mas tenho meu comércio aqui no Mucajá. Este serviço vai nos ajudar muito, no quesito alagamento. Além de nos proteger das doenças também”, disse.

A aposentada Janaína Custódio de Amorim, de 35 anos , destacou a importância do início da limpeza. “É um trabalho fundamental, especialmente com a aproximação do período de mais chuvas. Fico com medo, porque moro de frente ao rio. E com essa ação vai nos prevenir de doenças também “, declarou.