9ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Japeri

Também foi realizada a eleição para nova composição dos conselheiros municipais

A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros e o  presidente do Conselho Municipal  de Saúde, Paulo César de Oliveira, abriram na manhã deste sábado (25), a 9ª Conferência Municipal de Saúde no auditório da Escola Bernardino de Melo, em Engenheiro Pedreira. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento é uma realização da Prefeitura de Japeri  e do Conselho Municipal de Saúde.

O encontro  de debates e propostas também celebra os 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde.

A importância do SUS foi lembrada pela prefeita  e também pela  secretária Municipal de Saúde, Ana Luiza Affonso. Ambas falaram do papel importante do SUS, que motivou outros países a se interessarem pelo seu funcionamento.

“O Sistema Único de Saúde pertence a cada um de nós e por isso precisamos defender e lutar todos os dias para que ele funcione cada vez mais. E, essa conferência é o momento ideal para unir forças para vencer a democracia para oferecer uma saúde de mais qualidade para todos”, contou a prefeita, Drª Fernanda Ontiveros.

O evento contou com as presenças da vice-presidente do Conselho de Saúde  Fernanda Goulart, das palestrantes Solange Gonçalves, Renata Siqueira e Maria da Penha, além da participação da sociedade representada por membros das entidades de classe dos trabalhadores da saúde; organizações da sociedade civil, gestores e prestadores de serviços privados.

De acordo com a secretária da Pasta, Drª Ana Affonso, a conferência é importante para trazer metas de saúde. “Unir em um único lugar a sociedade civil, membros do conselho e o governo municipal com o objetivo de lutar pela saúde pública é um grande reforço para a democracia. Tenho certeza que cada dia mais teremos um acesso igualitário de toda população aos serviços de saúde”, explicou.

As conferências de saúde acontecem a cada quatro anos e são espaços importantes de participação e realização de diálogos com a sociedade sobre as necessidades e prioridades do território no âmbito da saúde como direito universal e, em defesa do SUS e de mudanças necessárias.

Ocorrem ainda, os debates sociais e de políticas de combate a retrocessos de direitos dos moradores, principalmente aos que incidem sobre o setor saúde. A mensagem final é da importância singular de reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS.

“A presença social é muito importante na construção de um sistema de saúde capaz de atender nossas necessidades e responsabilidade de todos. E a participação no conselho de saúde é uma forma de acompanhar essa construção”, explicou o membro do conselho, Esdras Silva.

No evento também foi realizada a eleição para a  composição do Conselho Municipal de Saúde Gestão 2023 a 2027. A composição do Conselho é 50% Usuários de saúde, 25% de Entidades e  de  trabalhadores.

Texto: Aline Lopes

Foto: Lucas Alexandre