Inscrições para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Japeri estão abertas

Sete representantes da sociedade civil tomarão posse em 14 de abril

A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, autorizou a abertura do processo eleitoral que irá determinar a composição do novo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) da cidade. As inscrições vão até o dia 6 de abril e os candidatos e eleitores interessados em participar do pleito podem se registrar presencialmente – na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Rosária Loureiro, 181) – ou pelo e-mail cmpcjaperi@gmail.com

Para participar do processo eleitoral, os candidatos às vagas e os eleitores devem estar registrados no Cadastro Municipal de Agentes Culturais e as organizações civis devem estar legalmente constituídas há, no mínimo, um ano. Ao todo, cinco categorias de representantes serão nomeadas: artesanato/moda; literatura/música; dança/cultura popular/cultura alimentar; artes visuais/audiovisual/patrimônio e teatro/circo/produção cultural/técnica. As outras duas vagas serão destinadas às instituições culturais. 

O secretário Municipal de Cultura, Jorge Braga Jr., ressaltou a importância do pleito para o município. “O CMPC é um espaço de diálogo e participação da sociedade civil na construção de políticas públicas para a Cultura em Japeri. Espaço de representação dos segmentos artísticos e culturais do município garantidos pela Lei do Sistema Municipal de Cultura  proposto pela prefeita e aprovado em dezembro do ano passado. O Sistema é um avanço nas políticas culturais pois garante e consolida o chamado CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo), órgãos que poucas cidades do Estado possuem”, defendeu.

Candidatos e votantes deverão se inscrever mediante a apresentação da ficha de inscrição que está disponibilizada no Diário Oficial do dia 22 de março e do comparecimento no dia e horário do fórum do seu respectivo segmento. O mandato dos novos conselheiros vai até 2025 e eles se juntam aos sete indicados pelo poder público, totalizando os 14 membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Repórter: Cadu Andrade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*