DER e Prefeitura de Japeri fazem parceria para pavimentar as RJ-113 e RJ-119

As melhorias vão beneficiar os moradores e trabalhadores rurais da região

Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAPE), deu mais um passo para acabar com a longa espera da comunidade rural, ver pavimentadas as RJ-113 e RJ-119. O encontro neste sentido foi realizado entre o secretário da SEMAPE, José Maurício da Silva, com o Diretor de Obras do Departamento de Estradas e Rodagens do RJ (DER-RJ), José Milton de Almeida.

A reunião, que tratou da pavimentação das duas vias, contou com os representantes das empresas Construverde, o engenheiro Antônio José, responsável pelo transporte e a logística de acesso de carretas e Luiz Claudio Correa, gerente da Harsco, empresa fornecedora da matéria prima de pavimentação que utiliza a Neobrita, material com propriedades técnicas de economicidade, valor social, benefícios ambientais e alta durabilidade.

Na visita técnica foram definidos os locais de armazenamento, as rotas de escoamento do material de forma que não atrapalhe o deslocamento das pessoas. “Estamos aqui para fomentar o acesso. Não é só fazer, alimentar o hábito de cuidar e preservar também é preciso”, disse o diretor do DER- RJ, José Milton.

Para o presidente da Associação de Moradores de Jaceruba, José Rodrigues Neto, “é uma grande ansiedade da população ver essa obra pronta”. Já para o pastor da Assembléia de Deus de Rio D’Ouro, Paulo Rangel,”essa obra vai melhorar muito a vida dos moradores, aguardamos esse tempo chegar”, declara.

O secretário da Pasta, José Maurício, destacou que as obras de pavimentação estão considerando os aspectos histórico, cultural e ambiental. “A importância dessa pavimentação está na melhoria da qualidade de vida, na preservação dos veículos dos moradores e nas idas e vindas dos produtos, fator diretamente ligado ao desenvolvimento local”, disse o secretário.

Vanilton Rodrigues, morador de Rio D’ Ouro há 50 anos e viúvo  da diretora e fundadora da Escola Municipal Santo Antônio, Marli Campos, falecida em 2021, apoia as melhorias. “A vida aqui gira em torno dessas estradas para ir ao trabalho, fazer compras, ir à escola”, disse.

Texto: Jamille Campos

Foto: Isaque Mauge