Debate sobre mudanças climáticas marca quarto dia da Semana da Água

O encontro reuniu participantes da sociedade civil e da prefeitura

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade promoveu nesta quinta-feira (23), no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê , debate sobre as Mudanças Climáticas. A atividade marcou o quarto dia de comemoração da semana da água, em Japeri.

No encontro, cada participante falou sobre suas preocupações em combater os impactos ambientais causados pelas mudanças climáticas. O vice-prefeito, Carlos Januário, que fez questão de participar, fez uma fala sobre importância das políticas públicas ambientais para a cidade de Japeri: “No dia de hoje falamos das mudanças climáticas, onde a sociedade precisa tomar conhecimento de que o meio ambiente e a água devem ser preservados”, explicou, lembrando que a prefeita Dra Fernanda Ontiveros, tem orientado sobre programas de conscientização para a população.

O debate iniciou com uma mesa de acolhimento que contou com a participação do Chefe da APA Guandu (INEA), Bruno Catane, da Gerente de Meio Ambiente da Águas do Rio , Caroline Lopes, do Padre da Paróquia Senhor do Bonfim, Jacques Kwangala, do empresário Oscar Romão, da empresa Romão Tecnologia Ltda e da professora da Secretaria de Educação e membro do conselho do meio ambiente, Angélica Aguiar.

Um dos alunos do Programa Ambiente Jovem, Luigy Monsores, abordou a responsabilidade do cuidado com o meio ambiente: “Percebemos que estamos passando por uma mudança climática constante. A temperatura solar, por exemplo, está cada dia mais alta. Precisamos tomar atitudes para cuidarmos do nosso meio ambiente”, declarou o estudante.

Quem também participou do evento foi o Vice presidente do Conselho de Meio Ambiente, Carlos Evandro: “Este encontro faz parte do nosso trabalho, do conselho do meio ambiente. Dependemos deste cuidado para nos manter vivos. Porque água é vida”, disse.

O evento contou com a presença das Secretárias Municipais de Fazenda, Noemi de Oliveira, de Orçamento e Gestão, Andréa Guimarães, de Urbanismo e Habilitação, Andréia Brito e da Controladora Geral do Município, Verônica Oliveira.

Os representantes da Economia Solidária fizeram uma exposição de peças de artesanato e reciclagem.