1° Festival de Artes e Culturas Urbanas movimentará Japeri no sábado (25)

Prefeitura e agentes culturais do município se reúnem para articular grande espetáculo

Dj ‘s, b-boys, break, hip hop, passinho, grafite, slam/ poemas urbanos, danças urbanas, artistas de rua e tatuadores: No sábado (25), os artistas de diversas expressões irão movimentar a Praça do Mucajá, em Japeri, com o 1° Festival de Artes e Culturas Urbanas de Japeri. O evento, que será aberto ao público, acontecerá das 11h às 21h.

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o grupo Batalha dos Crias,o evento promete ser uma grande oportunidade para que representantes de diferentes segmentos artísticos de Japeri tenham seus talentos reconhecidos pelos moradores da região.

Para o Secretário Municipal de Cultura Jorge Braga Jr., o principal objetivo do festejo é a valorização da cultura e da arte japeriense. “O Festival surgiu a partir do desejo de reconhecer todas as formas de fazer arte que temos em Japeri. Enquanto Secretaria, temos o dever de ampliar as vozes dos nossos artistas. Eles merecem todo o nosso apoio”.

O Diretor Municipal de Cultura, Bruno W. Medsta, projeta que a mobilização terá um impacto positivo no cenário cultural japeriense. “Queremos valorizar e incentivar a linguagem da arte urbana e criar uma visão de território a partir da perspectiva de que Japeri possui diversos agentes culturais que levam o nome da nossa cidade pelo estado afora. Somos grandes produtores de cultura e arte e este Festival será uma oportunidade para que a cidade se consolide como uma potência cultural do Rio de Janeiro”, comemorou.

Uma das apresentações mais aguardadas do 1° Festival de Artes e Culturas Urbanas de Japeri é a intervenção de grafite. Cinco artistas foram convidados para exibirem suas aptidões, entre eles o tatuador Gustavo Zika. “Tenho uma bagagem de 14 anos com o grafite e é extremamente importante estar presente em eventos assim. É um orgulho ver uma ação tão engajada e bem organizada dentro do meu município. Nunca tinha visto um evento desse porte aqui em Japeri, então estamos muito empolgados. Todo mundo quer contribuir!”, concluiu o grafiteiro.

Além do grafite, o Festival também terá uma batalha de rima, muita música, shows de rappers locais, dança, poesias e arte de rua. Os interessados em apresentar o seu trabalho devem enviar um e-mail para culturajaperi@gmail.com ou comparecer à Secretaria Municipal de Cultura, na Rua Rosária Loureiro, 181. A inscrição é feita mediante a apresentação de documentos pessoais e a escolha pelo segmento de interesse.

Repórter: Cadu Andrade

Fotos: Lucas Alexandre