Estudantes visitam obras de reforma da Escola João XXIII, em Japeri

O trajeto aconteceu do CIEP 206 – Cirene Morais Costa, até a unidade centenária

Olhares curiosos, risos e muita emoção: assim foi a terça-feira (14) dos alunos da Escola Municipal João XXIII que acompanharam de perto as obras de reforma e ampliação da unidade centenária, no Centro de Japeri. Com objetivo de melhorar a qualidade de ensino dos estudantes e proporcionar um ambiente mais aconchegante, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, retomou as intervenções no local, que estavam paradas há cerca de seis anos. Até o momento, 80% da obra já está concluída.

Os alunos, que provisoriamente estudam no CIEP 206 – Cirene Moraes Costa, tiveram todo o percurso guiado pela gestora da unidade, Cristiana do Carmo Cunha, que também entrou no clima e não perdeu nenhum detalhe. Para ela, a visitação trouxe muitas lembranças. “Estou ansiosa, porque passei por todo o processo de espera. Desde 2014 que estou aguardando o retorno para a Escola João XXIII. Graças a gestão da Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, juntamente com a Secretária de Educação, Caroline Ontiveros, que as obras foram retomadas”, disse a gestora, que atua como professora há 18 anos em Japeri.

Os adolescentes ficaram encantados com os detalhes das obras que estão sendo realizadas no prédio antigo e no anexo. A histórica unidade escolar terá três salas de aulas, salas de professores e de estudo e secretaria. Já o prédio novo contará com oito salas de aula, direção, sala de informática, auditório e biblioteca.

Ansiedade toma conta dos alunos

Para a estudante Dandara Tiago de Paiva, do 6° ano, a retomada trará um novo ânimo para os colegas de classe. Ela conta que a turma está apreensiva em retornar para a escola de origem. ” É gratificante vir aqui com meus colegas e ver as obras de perto. Todos estamos ansiosos para estudar numa escola bem antiga que tem muita história”, disse.

Outra aluna ansiosa para começar a estudar na escola reformada é a Maria Clara Gomes, também do 6° ano. “Não vejo a hora de começar a estudar na nossa escola e deixar de estudar num espaço compartilhado. Aqui está ficando lindo. Será um ambiente muito bom para melhorar a nossa aprendizagem” relatou.

Um ambiente mais aconchegante

Ao todo, a nova unidade de ensino contará com 10 salas de aula climatizadas, sala dos professores e de leitura, banheiros adaptados para cadeirantes, auditório, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, além de uma quadra poliesportiva coberta que possibilitará aos alunos a praticarem atividades em dias chuvosos.

As instalações elétrica, hidráulica e rede de esgoto também foram todas refeitas. A pintura, revestimento de pisos e paredes também estão passando por uma repaginação, proporcionando mais conforto aos estudantes.

Com as melhorias, a Secretaria de Educação visa atender cerca de 600 alunos. Atualmente, a escola tem capacidade para atender 439 estudantes e cerca de 54 funcionários no espaço cedido no Ciep 206 Cirene Morais Costa.