Casa da Mulher promove ação em alusão ao mês da mulher

Cidadãs de Japeri foram atendidas por profissionais da saúde e participaram de uma palestra educativa

Na manhã desta quinta-feira (9/03), a Casa da Mulher de Japeri promoveu uma série de ações de conscientização em homenagem ao mês da mulher. Enfermeiras, médicos e psicólogos concederam uma palestra a respeito da relevância do autocuidado feminino e promoveram um mutirão para o agendamento de consultas com ginecologistas, angiologistas, mastologistas e nutricionistas. Durante o dia, as mulheres também foram atendidas por uma psicóloga e realizaram diversos exames, como testes físicos e o preventivo.

A mobilização começou com uma palestra de Ruth Valentim, responsável pela saúde da mulher de Japeri. Em uma conversa descontraída e repleta de orientações, a psicóloga destacou que o acompanhamento feito pelos profissionais da saúde é potencializado quando as mulheres cultivam uma rotina de cuidados diários.

“Hoje tivemos uma conversa de convocação. As mulheres estão sobrecarregadas e não conseguem focar em suas necessidades mais básicas. Precisamos ter um compromisso com nós mesmas. Além de buscar ajuda médica e fazer os exames de rotina, as mulheres precisam se cuidar como pessoas. Somos multifunções. Ajudamos nossas famílias e amigos, e às vezes esquecemos que também precisamos de atenção e cuidado”, enfatizou. 

A doméstica Maria de Paula participou das atividades realizadas na Casa da Mulher e saiu de lá com a certeza de que é possível investir mais tempo e energia no autocuidado.  “Tivemos uma manhã muito agradável. A Casa da Mulher é especial, somos bem tratadas e recebemos muito carinho. Gostei muito da palestra, pois aprendi que a mulher precisa ter um tempo para si mesma. Também aproveitei para marcar alguns exames e passar pelo médico. Mostrei minha mamografia e estou mais tranquila”. 

No fim da ação, as enfermeiras distribuíram chás de camomila e erva cidreira. O intuito do presente é lembrar que os pequenos gestos de autocuidado fazem a diferença, como separar um tempo do dia para tomar um chá e relaxar ao lado de uma boa companhia. Ao longo do mês de março, a Casa da Mulher continuará com uma programação reforçada. As cidadãs do município podem visitar o local e aproveitar o mês das mulheres para colocar a saúde em dia.

Repórter: Cadu Andrade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*