Secretaria Municipal de Saúde realiza ação em combate aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LerDort)

Em comemoração ao dia mundial de combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), a Secretaria Municipal de Saúde realizou  na última terça-feira (28) uma ação no centro de Especialidades Engenheiro Pedreira com distribuição de folder, orientação sobre a LER/DORT com profissionais da rede de saúde do município, exposição de Banner. A atividade aconteceu graças a união da coordenação de fisioterapia, direção de Educação Permanente e contou com a presença de estudantes do curso técnico de enfermagem do colégio Bonfim.tom brady michigan jersey miami hurricanes jersey aiyuk jersey miami hurricanes jersey fsu jersey brock purdy jersey deion sanders jersey kansas state football uniforms florida jersey brandon aiyuk jersey fsu jersey aiyuk jersey tom brady michigan jersey miami hurricanes jersey tom brady michigan jersey

A ação visa alertar sobre cuidados para prevenir os distúrbios relacionados ao trabalho. Objetivo é conscientizar e sensibilizar a população trabalhadora sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao Trabalho, DORT, que incluem as lesões por esforços repetitivos, LER.

Foto – Divulgação

O que é LER/Dort?

O ambiente de trabalho e o trabalho em si, quando algumas precauções não são tomadas, podem propiciar alguns problemas, como a LER. Essa sigla significa Lesões por Esforços Repetitivos e está inclusa em um grupo de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

Apesar de ser menos conhecido do que a LER, o termo Dort foi introduzido para substituí-lo, pois existem outras sobrecargas – envolvendo postura inadequada, excesso de força, entre outros – que também são nocivas ao trabalhador. Tais sobrecargas causam outros sintomas e podem não apresentar lesões evidentes.

Os distúrbios mais frequentes são as tendinites (principalmente na região do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (ou seja, dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares em vários locais do corpo).

Os Dort são passíveis de acometer pessoas em qualquer tipo de trabalho que seja executado de forma inadequada ou que não respeite os limites do corpo. A constituição física também é um fator de risco. Os Dort precisam ser investigados cuidadosamente, pois podem ser resultado de condições relacionadas ao trabalho somado a condições extra laborais.

O Programa Saúde do Trabalhador reforça junto aos gestores municipais a importância da notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) dos casos que afetam os trabalhadores, sejam públicos, da iniciativa privada ou autônomos.