Prefeitura realiza Planejamento Único de Ensino para 2023

Participaram representantes das unidades escolares do município

Com o tema ‘Educação: construindo e ressignificando saberes’, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) reuniu os professores da Rede, nesta quinta-feira (02), na Escola Municipal Ary Schiavo, em Japeri. O encontro foi para realizar o Planejamento Único de Ensino de 2023.

Na ocasião, estavam os representantes dos segmentos: Creche, Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais das disciplinas de Ciências, Geografia, Educação Física, Arte, Inglês, História, Português e Matemática. Ainda neste ano, as matérias de Produção Textual e Resolução de Problemas farão parte da matriz curricular, aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação, totalizando 10 disciplinas.

(Foto: Brian Estevão)

De acordo com a professora de língua portuguesa da E.M Ary Schiavo, Elane Barreto, inserir a matéria de produção de texto é fundamental. Uma vez que os estudantes precisam ser preparados para os vestibulares, sobretudo, com leitura, interpretação e escrita.

“Estamos redescobrindo os alunos que foram recepcionados em 2022, após o período da pandemia. No ano passado tivemos o contato com esses alunos e a oportunidade de saber o nível intelectual que eles chegaram na escola. E agora vamos trabalhar a capacidade de aprendizado deles”, contou a professora.

Elane acrescentou, ainda, que a unidade tem planos de aumentar o número de alunos aprovados nas escolas técnicas. Vale lembrar que no ano de 2022 a E.M Ary Schiavo teve dois alunos aprovados no Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ. Atualmente a Rede Municipal possui 34 unidades escolas e 16 mil alunos.

Para a professora e orientadora da EJA, Renata Russo, este encontro é mais uma conquista da Educação de Japeri, por tornar os professores protagonistas, dando voz e inserindo-os em cada etapa do processo pedagógico.