Alunos do Ambiente Jovem visitam cooperativa de reciclagem em Japeri

Na oportunidade, os alunos conheceram o local e aprenderam um pouco sobre o processo de descarte adequado do lixo

Alunos do projeto Ambiente Jovem , em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizaram nesta terça – feira, uma visita técnica na Cooper Japeri , localizada no bairro São Jorge.

A atividade na cooperativa de reciclagem teve como objetivo conscientizar os alunos da importância da separação , descarte adequado do lixo e educação ambiental. A ação foi realizada em dois turnos.

Pela manhã e tarde com a participação da professora Mariana Araújo, da Arte Educadora Márcia Menezes , da Agente de Integração Neide de Aparecida de Souza, e do Sub Secretário Municipal de Meio Ambiente Jorge Antônio de Souza.

Segundo o Presidente da cooperativa Joel Ferreira Gomes, a associação recolhe cerca de três toneladas por mês, e as coletas ocorrem todos os dias da semana com o apoio da Prefeitura. ” Atualmente, recolhemos livros antigos e papelões nas escolas Municipais. No total, são três toneladas por mês. Mas vale destacar que esse número ainda poderia ser melhorado com maior engajamento e participação da população diretamente na separação dos recicláveis nos domicílios”, disse.

Durante a visitação, o profissional mostrou o funcionamento do espaço que recebe os materiais recolhidos pela coleta seletiva da Prefeitura, onde passam pela separação, processamento e finalmente seguem para as empresas recicladoras. A cooperativa Cooper Japeri, atua desde 2014 e realiza a coleta e recuperação de materiais recicláveis de trinta escolas públicas e três particulares, além de possuir parcerias com empresas do município, fortalecendo a logística reversa e a reciclagem.

No local, trabalham oito funcionários que realizam atividades, como coleta de materiais nos bairros , separação dos itens, entre eles: plásticos, metais , papelão e a operação da prensa mecânica, na qual os materiais são inseridos para compactação.

Segundo a professora Mariana Araújo, a visita é de grande importância para os alunos , já que caracteriza um local onde se recebe o material para serem reciclados de forma correta. ” Essa aula é bastante importante, pois desperta a percepção da importância de uma cooperativa, como é feita a coleta, como é separado todo o material, etc”, disse a educadora.