Japeri realiza a Primeira Capacitação de Gestores de Educação

Atividade contou com palestra da professora Ana Jacqueline Braga, autora do livro “Brejo Santo – A cidade educadora”

“Professora de chão de sala de aula”, foi assim que Ana Jacqueline Braga se definiu, nesta quinta-feira (26), ao falar sobre o sucesso do seu trabalho como secretária de Educação na cidade de Brejo Santo, no Ceará. A palestra: “Gestão Transformadora em Construção” encantou os 72 profissionais que participaram do primeiro dia da Capacitação para gestores e subgestores.

Para ela, o sucesso de sua gestão como secretária se deu por conta, sobretudo, do anseio que tinha como professora em mudar a realidade do ambiente escolar de sua cidade natal. O evento termina nesta sexta (27) com a segunda palestra ministrada pela professora: “Desafios Enfrentados na Ascensão da Alfabetização”.

Foto: Lucas Alexandre

A Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros abriu o evento e contou sobre a experiência que teve ao viajar 500 km para conhecer o município que recebe o título de ‘cidade educadora’. Ela definiu a viagem como transformadora e acrescentou que aprendeu muitas lições com Jacqueline. Uma vez que o município de Japeri e Brejo Santo tinham características semelhantes.

“Sou uma médica fascinada pela educação. Achei que minha maior missão seria salvar a vida dos meus pacientes, mas hoje entendo que posso mudar a história da saúde e educação do meu município por meio de políticas públicas necessárias e urgentes”, concluiu a prefeita.

Ana Jacqueline citou ainda a importância de se ter uma boa gestão nas unidades escolares, professores comprometidos, pontuais e motivados. “Nossas escolas não têm sofisticação. Mas os nossos professores entenderam que a força de vontade e o desejo que a Educação aconteça traz resultados reais e positivos. Não esperem escolas luxuosas ou grandes equipamentos. Façam com aquilo que vocês têm, que é o conhecimento e a vocação de vocês”, disse a palestrante.

A secretária da Pasta, Caroline Ontiveros também falou sobre a importância dos dois dias de aprendizado para os futuros projetos de Japeri. “É um dia histórico que estamos vivendo aqui. Nosso município caminha para um ensino de qualidade. A diferença não está somente nos recursos, mas também na entrega de um bom trabalho usando as ferramentas que temos, no comprometimento de fazer o melhor todos os dias”, concluiu a secretária.