Projeto Semast em Ação tem início no bairro Citrópolis

Iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho faz busca ativa para atualização de cadastros no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec)

Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé, diz o velho ditado. É pensando nesta máxima que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho iniciou na manhã desta quinta-feira (19) o Projeto Semast em Ação, que consiste na atualização cadastral no Sistema de Benefícios do Cidadão (Sibec). A equipe vai de casa em casa e consulta os benefícios sociais do cidadão. Desta vez o bairro Citrópolis, em Engenheiro Pedreira foi o contemplado.

Foto: Lucas Alexandre

As equipes se dividiram pelas ruas do bairro com uma visitadora, acompanhada de uma assistente social, para fazer o serviço. Na ocasião elas fizeram consultas de benefícios sociais, encaminhamentos para equipamentos como CRAS, CREAS e Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Além de orientações a respeito de outros programas e benefícios oferecidos aos munícipes.

O secretário municipal da Pasta, José Carlos Souza (JC) explicou que o Projeto Semast em Ação, além de orientar à população, ajuda a manter os dados do município atualizados, e com isso, pode traçar novas metas de trabalho.

“O mapeamento realizado de porta em porta para saber como está a situação cadastral dos moradores nos programas de assistência social, nos ajuda a ter um panorama de como os benefícios estão sendo distribuídos. Nossa meta é fazer o trabalho semanalmente, levando informação e ajuda aos nossos japerienses. Essa é mais uma das orientações da nossa prefeita Drª Fernanda Ontiveros”, disse JC.

O Aposentado Adilson Oliveira, de 58 anos, mora no bairro Citrópolis. Ele, que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), foi um dos moradores que recebeu a visita das equipes da SEMAST, e aprovou a ação.

“Como morador vejo isso como algo importante. Muitas pessoas, as vezes, ficam sem receber algum benefício por causa do cadastro que está desatualizado e não tem como ir ao CRAS para resolver. Ter o pessoal aqui no nosso bairro para resolver nossa situação é sempre bom”, disse.

Foto: Lucas Alexandre