CAPS Japeri oferece atividades voltadas para o bem da saúde mental

Com o debate sobre o Janeiro Branco, campanha que enfatiza a importância dos cuidados com a saúde mental, o CAPS Japeri promoverá durante todo o mês de janeiro oficinas, palestras e rodas de conversas que vão abordar o tema.

De acordo com a psicóloga e supervisora no núcleo de Saúde Mental, Fernanda Ceciliano, a unidade oferece oficinas de escuta e rodas de conversa.

“Estamos atuando todos os dias com psicólogos e oficinas de escuta, não só para os assistidos pelo CAPS, mas para toda à população japeriense. Além disso, também abordamos temas mais específicos, como a prática de exercícios físicos que auxilia na saúde mental”, explicou.

Fernanda também disse que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde tem feito o acompanhamento direto das famílias dos assistidos na unidade.

“Com esse acompanhamento vemos um retorno muito positivo das famílias. Entendemos que o trabalho apenas na unidade não é suficiente. Precisamos acompanhar, saber como está o paciente em casa. Saber se os familiares precisam de ajuda”, disse.

Entre as doenças psiquiátricas mais atendidas no local estão: depressão, transtorno de personalidade, bipolaridade, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), psicoses e ansiedade. Os pacientes podem ser atendidos nas especialidades de psquiatria, psicologia, assistência social e enfermagem.

O atendimento é feito por demanda espontânea. Basta ir até a unidade e solicitar atendimento. A triagem é feita na hora. Em caso de atendimento psiquiátrico, a marcada uma consulta ou, se for um caso atípico, o paciente é encaminhado para outros locais.

Para ser atendido é necessário apresentar cópia do documento de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dr. Arruda Negreiros, 41, Japeri.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked*