Japeri recebe programa Rio Em Movimento

Ação de conscientização e educação ambiental mobilizará professores e alunos da rede municipal da cidade

A Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Japeri aderiu ao Programa Rio Em Movimento. A adesão aconteceu pela primeira vez e mobilizará professores e alunos da rede municipal e estadual para a preservação dos rios da cidade.

O Rio em Movimento consiste na verificação da qualidade das águas dos rios, por meio de coleta e utilização de agentes químicos para análise. O projeto vem ao município através de acordo de cooperação do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) com a empresa Ternium.

Para a Secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy, a iniciativa vai ajudar no processo de conscientização e educação ambiental. “Tive a honra de receber o programa pela primeira vez em nossa cidade. Muito feliz ainda em levar este projeto de educação ambiental para comunidade escolar com a participação de professores e alunos, ” disse a gestora.

Após as análises e determinação de todos os parâmetros eles serão divulgados em um aplicativo, onde os resultados obtidos serão lançados pelos próprios alunos na plataforma.

De acordo com a proposta, inicialmente serão escolhidas três escolas estaduais e uma municipal para a mobilização. Todo o processo de visitação aos rios terá a presença de um professor de cada escola parceira. Ele será capacitado pelo programa para direcionar dez alunos das instituições e contará ainda com a participação de uma equipe responsável pela iniciativa.

Os alunos selecionados também receberão um kit, contendo uma camisa personalizada do programa Rios em Movimento, um boné e todos os equipamentos para realizar o monitoramento da qualidade das águas dos rios. O encontro que definiu a adesão ao programa aconteceu no início desta semana.