Centro Municipal de Especialidades de Japeri oferece atendimentos especializados para a saúde do adolescente

A hebiatria é uma novidade no município e atende pelo menos 40 pacientes por semana. As consultas acontecem todas às quartas-feiras

“Eu precisava ir para outro estado para conseguir realizar o tratamento da minha filha. Hoje eu faço tudo perto da minha casa, com mais conforto e facilidade”. Essas são palavras da dona de casa Aparecida Dantas, de 60 anos, moradora do bairro Nova Belém. Eliane Soares, de 17 anos, tem Síndrome de Down e febre reumática e é assistida no setor de hebiatria no Centro Municipal de Especialidades de Japeri.

Com a implantação do serviço médico em dezembro do ano passado, pela Secretaria Municipal de Saúde, as duas não precisam mais se deslocar para outra cidade. Essa primeira vez que o município conta com esse tipo de atendimento, disponível no momento só na rede pública da região, nem mesmo na rede particular.

adult sex toys
lovense sex toy
air jordan balck
nfl tshirt
nfl san francisco 49ers

custom football jersey

men’s nike air max 90
wig stores
dallas cowboys jersey
nike air max 95
adidas outlet
custom basketball jersey
custom baseball uniforms
custom football uniforms
custom hockey jerseys
male sex toys
custom football jerseys
cheap nfl jerseys

E agora, com o tratamento perto de casa, o tratamento da Eliane vai ficar mais fácil e acessível. “Não precisamos mais fazer uma viagem para realizar o tratamento dela. Temos tudo aqui, no município onde moramos. Vale a pena, é um serviço que merece ser divulgado”, disse a dona Aparecida.

Eliane, no meio, com a mãe e a médica hebiátra do Centro Municipal de Especialidades de Japeri / Foto: Lucas Alexandre

A médica hebiatra, Drª Márcia Alarcão, explica que as primeiras consultas são realizadas com o adolescente acompanhado da mãe ou pai, no consultório. Depois de um tempo, o adolescente já começa a fazer o tratamento sozinho, só ele e o médico.

“As consultas fluem de forma natural. O adolescente acaba nos vendo até mesmo como amigos, pois se sentem à vontade nas consultas. E para nós fica muito mais fácil os diagnósticos e a realização dos procedimentos durante o atendimento. É um serviço, assim como todos os outros, de muita importância na vida do jovem”, disse.

Doutora Márcia Alarcão (sentada) e dona Aparecida Dantas, mãe de Eliane / Foto: Lucas Alexandre

O que é a hebiatria?

A hebiatria é a área da medicina voltada para a saúde do adolescente de forma geral. Ela também pode fazer o acompanhamento psicossocial, verificando se o paciente sofre de problemas como ansiedade, distúrbios alimentares, vícios e compulsões.

As consultas são realizadas no Centro Municipal de Especialidades de Japeri, toda quarta-feira. As marcações são realizadas também na unidade, todos os dias.