Prefeitura realiza desobstrução para escoamento das águas pluviais nas áreas de cultivo agrícola

A ação visa minimizar efeitos causados pelas chuvas sobre os plantios

A Prefeitura de Japeri, realizou nesta segunda – feira(02) uma vistoria na Estrada dos Eucaliptos, na Fazenda Pedra Lisa. A via forma uma barreira represando a água e desta forma compromete o desenvolvimento da plantação da mandioca que fica nas margens do Rio Morto, na altura de sua ligação com o Rio São Pedro, área rural de Japeri.

As medidas visam reparar os impactos negativos causados pelas chuvas e garantir a colheita e escoamento da produção agrícola. Além deste serviço, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos colocou em algumas estradas um manilhamento para o escoamento das águas. A ação contou com a presença do Presidente da Associação de Produtores Rurais da Fazenda Pedra Lisa, Joel Pejada e de produtores rurais da localidade.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca José Maurício, o trabalho tem o objetivo de melhorar o escoamento de água e facilitar o plantio da principal cultura agrícola no Município: a mandioca. “Seguimos monitorando vias corpos hídricos nas áreas rurais e mantendo contato todos os produtores que necessitam do nosso apoio. E nesta época do ano temos que manter todas as frentes do trabalho intensivo. A incidência de chuva forte causa danos que prejudicam o transporte de pessoas e da produção agrícola também “, pontuou.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realiza o monitoramento todas as semanas e no período chuvoso a prefeitura prioriza áreas mais propensas à inundação, visando melhorar o escoamento das águas pluviais e evitar futuros transtornos para os moradores da região.