Programa Limpa Rio segue para mais um bairro de Japeri

Nesta quarta-feira, o bairro Chacrinha foi o mais novo contemplado

Moradores do bairro Chacrinha , em Japeri, tiveram uma boa notícia antes da chegada do Natal. Isto porque, um dos trechos do Córrego da Chacrinha, que nasce no topo do Pico da Coragem, recebeu nesta quarta -feira (21), máquinas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para a realização da limpeza do local. No total, serão desassoriados um trecho de 2,3 quilômetros, começando da linha férrea.

O projeto faz parte do Programa Limpa Rio e é uma parceria do Governo do Estado, e a prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e Secretaria de Urbanismo.

A ação do INEA visa evitar enchentes e alagamentos na região com a chegada do período de chuvas. Na execução do trabalho está sendo usado uma escavadeira e caminhões para executar a remoção dos materiais.

O Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Cristiano Pingin, acompanhou a chegada dos equipamentos ao lado do encarregado de obra Josenaldo de Souza, e destacou a parceria com o INEA.

“Este trabalho de limpeza dos rios e canais é muito importante para evitarmos as enchentes que comumente acontecem no verão. O que estamos fazendo aqui no bairro Chacrinha, e em outros locais, é tentar evitar isso e contamos com a parceria do INEA, com seus maquinários e homens fazendo o roçado onde os equipamentos pesados não conseguem entrar “, disse.

Já a moradora da região há 22 anos, Cintia Porto, comemorou o início da limpeza do canal que corta o seu bairro. “Acho muito importante esta limpeza do rio, mas precisamos contar também com a consciência de alguns moradores que não esperam o dia da coleta e jogam os detritos dentro do canal, declarou a dona de casa.

Texto: Sofia Teixeira

Foto: Lucas Alexandre