Bairro Nova Belém recebe ação do Programa Limpa Rio

Parceria entre a Prefeitura de Japeri e Inea realiza limpeza e desassoreamento

O Programa Limpa Rio segue com ações em Japeri, beneficiando vários bairros. As equipes terminaram nesta sexta-feira (16), a limpeza dos rios da rua Rebeca, no bairro Nova Belém. A parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Japeri, está proporcionando desassoreamentos e a limpeza dos corpos hídricos para evitar enchentes e alagamentos das ruas. Em Nova Belém, a operação começou há quinze dias e concentrou- se no desassoreamento manual e com máquinas num trecho de cerca 500 metros de extensão.

Na próxima semana, o canal da Chacrinha, no bairro com o mesmo nome, será contemplado com o serviço com equipes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com acompanhamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente , Secretaria de Obras e Urbanismo.

Segundo a engenheira Luziana Corrêa, o excesso de lixo, entulhos e móveis, representam uma das maiores dificuldades na limpeza dos canais. ”Enquanto os operários trabalham, fazemos um serviço de conscientização com moradores para não jogarem lixos, já que são encontrados fogão, sofás, garrafas pets, e grandes quantidades de entulhos nos locais.

Para a Secretária Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Meire Lucy, o Programa Limpa Rio, vai evitar que ocorram grandes índices de enchentes e alagamentos. “É importante frisar que as chuvas de verão estão chegando e, com elas, o risco de alagamentos e enchentes crescem na cidade. Este é o principal motivo do programa, declarou.

Segundo o morador, Romero de Freitas Silva, que mora na localidade há 25 anos, a limpeza realizada pela prefeitura está excelente. “A equipe tem feito um trabalho muito bom, com essa limpeza dos valões, as ruas estão com outra cara”, disse o comerciante.

O Programa Limpa Rio tem por finalidade a limpeza nas margens dos corpos hídricos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Em Japeri, conta com equipamentos especializados e mão de obra qualificada para desenvolver ações de desassoreamento e dragagem de rios.

Texto: Sofia Teixeira

Fotos : Lucas Alexandre