Escolas municipais de Japeri elegem novos gestores e subgestores

Eleição marca o início do novo triiênio

Alunos, professores e responsáveis elegeram nesta terça-feira (6) os próximos gestores que irão administrar as unidades escolares pelos próximos três anos no município de Japeri. As 34 escolas participaram do processo. Os profissionais, escolhidos de forma voluntária e democrática, tomarão posse no próximo dia 21 de dezembro.

Foto: Lucas Alexandre

O processo eleitoral começou em outubro por meio de uma assembleia que definiu as chapas. O período de campanha encerrou no último dia 1 de dezembro e contou com a candidatura de antigos e novos candidatos. Para eles, o processo é uma oportunidade de recomeço e mudanças.

É o caso da atual gestora da E.M João XIII, Cristiana do Carmo. Ela diz estar confiante no resultado do processo eleitoral que mudou a história das escolas do município de Japeri. “Viver esse momento é muito importante no desenvolvimento do trabalho e na relação entre os atuantes da comunidade escolar. A gestão democrática veio para dar liberdade de voz dentro de nossas escolas”, contou a diretora. Cristiana pertence à chapa ‘Escola em Movimento’ junto à candidata a suplente Sheila Márcia.

Assim como ela, a diretora da E.M Bernardino de Melo, Indiara Martins, está concorrendo à vaga por mais um ano. Ela está há 5 anos à frente da escola e 17 anos no magistério. Para a diretora, essa é uma oportunidade de renovar as estratégias de preparação dos alunos para o Ensino Médio. Este ano, dois alunos da unidade passaram para o Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ.

É o que espera a aluna do nono ano da escola Bernardino, Geovanna Pereira. “Ano que vem não estarei mais aqui, porém fiz questão de votar a favor de melhorias para os próximos alunos e espero que daqui saiam profissionais incríveis”, concluiu a estudante.

O voto é voluntário para os alunos. Até os 11 anos os estudantes são representados pelos responsáveis. Dayane Rufino é mãe da aluna Nicole Rufino, do sexto ano, da escola Bernardino. Ela compareceu na manhã para votar e disse que espera uma nova gestão ainda mais interessada e motivada. “Os nossos filhos precisam de atenção, respeito e principalmente disciplina. Faço questão de participar de todas as propostas e espero que continuem avançando”, pediu a mãe.

A secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, percorreu algumas escolas para acompanhar a rotina da eleição. Ela considera o processo de grande importância para o progresso do ensino da cidade. “A gestão democrática é fundamental para a interação da comunidade escolar. É a comunidade que realmente escolhe o que acredita ser melhor para sua escola”, disse a professora.

A gestão democrática envolve ações e segmentos que contribuem para o processo educacional, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo o edital, os eleitos devem atuar de forma integrada e em consonância com as deliberações do conselho escolar e dos outros órgãos deliberativos. Todas as demais atribuições estão escritas no documento.