Torneio reuniu mais de 60 alunos de duas escolas municipais
O Xadrez é um esporte que envolve arte, ciência, estratégia e concentração. Quando usado da maneira certa, pode contribuir para o desenvolvimento escolar e social dos jovens. Foi pensando nisso que a Escola Municipal 401 – Lucimar de Souza Santos, em Engenheiro Pedreira, promoveu um torneio de Xadrez para os alunos do sexto ano. A competição aconteceu nesta terça-feira (29) entre a escola anfitriã e o CIEP 355 Roquete Pinto, em Queimados.
A competição foi marcada por quatro rodadas em grupo. O primeiro e segundo lugar ficou com os alunos do CIEP 401 e o terceiro lugar ficou com a escola visitante.
A ideia de inserir o torneio ao calendário escolar deste ano surgiu do professor de matemática da unidade, Maco Antônio, de 52 anos. Ao perceber que os estudantes tinham resistência com as matérias exatas, ele resolveu promover o evento com os dois CIEPs que leciona. Segundo o professor,os alunos toparam na hora. “Não foi difícil despertar o interesse deles. Não sabiam jogar, então, tirei um tempo de aula durante a semana para ensiná-los. Foi gratificante, pois a motivação pelas aulas de matemática aumentou muito”, contou o professor.
De acordo com a diretora do CIEP 401, Marcelle Aparecida, após as aulas de xadrez, o desempenho dos alunos na escrita, leitura e concentração nas disciplinas melhorou de maneira significativa. “Conseguimos resgatar o amor deles pela escola”, disse a gestora. A ideia é que os alunos que estão participando hoje sejam monitores no próximo ano e ensinem a próxima turma.
Maria Eduarda, de 11 anos, ganhou medalha de prata representando a escola de Japeri e contou sua experiência: “Amei ter participado e vou treinar para os outros torneios. No começo não levei fé em mim por achar que era difícil demais, mas consegui aprender e agora vou continuar jogando”, confessou a aluna.
A secretária de esportes Valéria Carla esteve presente e ressaltou a importância da atividade para o desenvolvimento pedagógico das crianças, pois, além de trabalhar a concentração e a capacidade mental dos jogadores, promove a interação e o espírito esportivo entre eles. Ela acrescentou, ainda, que no próximo ano a Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semetuler) vai organizar o Torneio Municipal de Xadrez.
Vale lembrar que o Dia Internacional do Enxadrismo foi comemorado no último dia 19 de novembro.